Notícias

L’Oréal Professionnel lança ‘Mapa da Saúde Mental’, iniciativa do programa HeadUp que indica serviços gratuitos de apoio à saúde mental para profissionais de salão

Online, o mapa conta com diversas funcionalidades a fim de estabelecer uma rede de acolhimento para o profissional, garantindo maior cuidado com o seu bem-estar mental de forma acessível e facilitada

L’Oréal Professionnel, que desde 1909 tem sido parceira e aliada dos profissionais de beleza, apresenta o ‘Mapa da Saúde Mental’, iniciativa local que dá continuidade à campanha Head Up, em prol da saúde mental dos cabeleireiros. Desenvolvido junto à ONG Movimento Saber Lidar, o mapa sinaliza serviços gratuitos voltados à saúde mental e segurança psicológica próximos à localização do profissional, a fim de auxiliá-lo a cuidar daquela que é uma das suas maiores preocupações, segundo estudo global feito pela marca com 250 profissionais. A pesquisa que deu origem à campanha foi realizada entre 2018 e 2021 com profissionais da França, Inglaterra, EUA, Alemanha, China e Brasil, totalizando 4,9 milhões de conversas. 

Já disponível, a ferramenta pode ser acessada de forma online por meio do site Mapa da Saúde Mental. Além das opções oferecidas pelo mapa, os salões atendidos diretamente por L’Oréal no Brasil receberão uma cartilha virtual com foco em linguagem em saúde mental. Cartilha, essa, elaborada pelo Instituto Vertentes, cujo objetivo é educar sobre a importância do tema e retirar o estigma da causa.

Ao todo, mais de 5.000 profissionais de salão no Brasil já realizaram o treinamento, que conta com quatro módulos certificados ​​de oito minutos cada, apresentados por Hayley Jepson, co-desenvolvedora de Head Up, e Daniel Mason Jones, educador de L’Oréal Professionnel e co-desenvolvedor de Head Up, com os temas: Apresentação (Head Up Keys Résumé), Saúde Mental Importa, EU: Autocuidado, e VOCÊ: Definindo limites. Globalmente, mais de 50.000 profissionais já assistiram ao primeiro episódio, em 18 países. 

“L’Oréal Professionnel nasce com o intuito de oferecer maior segurança para o cabeleireiro, o que vai além do business e inclui, também, o apoio e o acolhimento necessários para garantir seu bem-estar mental. Esse cuidado se materializa por meio de Head Up, ao atrair visibilidade para o tema, e agora com o ‘Mapa da Saúde Mental’, como uma ferramenta que reúne serviços essenciais e gratuitos para a saúde mental do PRO e da rede em que está inserido” comenta Joana Fleury, Diretora Geral de L’Oréal Produtos Profissionais no Brasil. 

De acordo com dados do INSS, em 2022 mais de 200 mil pessoas foram afastadas dos seus trabalhos diagnosticadas com transtornos mentais no Brasil, que é, também, considerado pela ONU o país com a população mais ansiosa do mundo. Há, ainda, recortes sociais, de gênero e étnico-raciais que agravam esse cenário. Segundo um levantamento realizado pela Think Olga, em 2023, 45% das mulheres brasileiras já tiveram diagnóstico de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, causados em grande parte pela sobrecarga de tarefas e insegurança financeira. No contexto de beleza, em pesquisa proprietária feita com profissionais cabeleireiros, L’Oréal Professionnel identificou a saúde mental como uma das maiores preocupações e principal desafio para 63% dos respondentes, evidenciando a urgência da temática. 

Lançada em junho deste ano, a campanha Head Up foi desenvolvida em parceria com a ONG National Alliance on Mental Illness (NAMI), a fim de dar visibilidade à saúde mental dos profissionais de beleza, por meio de treinamentos, conscientização e agendas adaptadas para cada país. No Brasil, a ONG Movimento Saber Lidar lidera a iniciativa e a criação do ‘Mapa da Saúde Mental’. 

Criado em 2020, o Movimento se traduz na união de pessoas físicas e jurídicas que promovem ações em prol da saúde mental, em projetos implementados pela ASEc+ (Associação Pela Saúde Emocional). 

A cartilha, lançada durante o evento “Vertentes – Ecossistema de Saúde Mental” e intitulada “Linguagem em Saúde Mental Importa”, visa conscientizar o público sobre a importância da linguagem quando o assunto é bem-estar mental, e como através dela é possível que sejam criados espaços seguros e saudáveis para que cada um possa ser quem realmente é. L’Oréal Professionnel compartilha desse pensamento e, por meio de Head Up, com parcerias potentes, quer contribuir para fomentar a temática entre os profissionais de beleza. 

“Trazer e dar luz ao tema da Saúde Mental é fundamental nos dias de hoje. E cuidar daquele que está na ponta, fazendo todo o trabalho de transformação na área da beleza exterior e dar a ele a condição de olhar para o seu interior, podendo criar espaços seguros, de prazer e de lazer”, conta Juliana Fleury, CEO voluntária do Movimento Saber Lidar. 

A cartilha pode ser acessada e baixada por meio deste site

Foto: Divulgação/ Assessoria