Com presença de campeão mundial e de grandes nomes da cena, competição acontecerá na Praça da Cruz Caída neste domingo, 18 de agosto, a partir das 15h
Em um dos principais cartões-postais da Bahia, Salvador reunirá grandes nomes da capoeira para a disputa do Red Bull Paranauê, competição que visa coroar o melhor capoeirista do mundo. Essa é a terceira edição do evento na capital baiana, que já recebeu o torneio em 2017 e 2018. Neste ano, a decisão global acontecerá neste domingo, dia 18 de agosto, a partir das 15h, na Praça da Cruz Caída, com acesso gratuito ao público.
“A Bahia é tida como a meca da capoeira no mundo, e retornar às nossas origens nos faz entender de onde viemos e para onde queremos ir”, afirma Mestre Sabiá, curador do evento desde a primeira edição. “A Cruz Caída foi onde aconteceu a primeira competição no Brasil, na década de 30, com o Mestre Bimba recebendo o cinturão de couro como campeão. O Red Bull Paranauê volta a esse lugar e faz com que revisitemos a história, trazendo um olhar contemporâneo, além de fortalecer essa arte ancestral como esporte nacional”, diz.
Entre as novidades para 2024, o evento terá a presença da Mestra Nani, uma das maiores referências da capoeira. Campeões da última edição, Jubenice “Bibinha” e Joseph Augusto “Gugu” já estão classificados à fase final, assim como os dois vencedores da ‘Estação Paranauê, Natália Dias Fiu, convidada oficial do evento e o campeão mundial Arthur Fiu.
Além deles, outros 10 competidores participarão do evento e serão desafiados no formato 1×1 e competirão dentro dos 3 principais estilos da capoeira: Angola, Regional e Contemporânea. Os competidores terão como jurados grandes nomes da capoeira, como Mestre Nenel, Mestre Mourão e da Mestra Nani.
Para participar da competição, os capoeiristas terão de encarar uma seletiva que acontecerá no dia 16 de agosto, em Salvador, e que está com inscrições abertas pelo link http://redbull.com/paranaue.
“O Red Bull Paranauê tem muito impacto entre os capoeiristas por ser um evento inovador, que mudou a competição e trouxe novas propostas. O Brasil estava ansioso para o retorno deste evento. Eu estou muito feliz e espero ser campeão da edição”, conta Arthur Fiu.
Foto: Divulgação