Durante o encontro de Ministros da Cultura do G20 e o Festival Salvador Capital Afro, a plataforma promove ações de inclusão e capacitação com foco em música, comunidade negra e mulheres.
Em paralelo ao encontro de Ministros da Cultura do G20, o YouTube realiza uma série de iniciativas que celebram a cultura negra e promovem a inclusão e o empoderamento de artistas e criadores em Salvador/BA, durante o “Festival Salvador Capital Afro”. As ações reforçam o compromisso global do YouTube com a diversidade e a democratização do acesso às ferramentas e recursos para o sucesso na indústria criativa, em parceria com a Prefeitura de Salvador e o Ministério da Cultura.
Evandro Fióti se reúne com artistas, lideranças e criadores no evento “Vozes Negras apresenta: Future Insiders”
Para incentivar e promover o desenvolvimento de talentos negros na Bahia, o YouTube Vozes Negras promoverá o “Future Insiders”, uma série de painéis e workshops que acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de novembro. A curadoria é do time do YouTube em parceria com o Evandro Fióti, músico, produtor, empresário e afroempreendedor. O projeto tem como intuito impulsionar novos artistas e criadores de conteúdo da cena cultural afro-brasileira e sobretudo baiana. Durante os encontros, artistas e especialistas renomados dividirão seus conhecimentos sobre produção musical, monetização, inteligência artificial e empreendedorismo criativo.
“No nosso país, somos mais de 56% da população e representamos menos de 5% de lideranças negras na indústria fonográfica. Iniciativas como o ‘Future Insiders’ contribuem para gerar oportunidades de crescimento, fortalecer diversidade e inclusão, e fortalecer o ecossistema da economia criativa do Brasil, propondo um caminho que seja mais plural e com justiça social a partir da lente da cultura e tecnologia. Agradeço ao YouTube e à Prefeitura de Salvador pelo convite e respeito à minha trajetória”, comenta Evandro Fióti.
O Diretor de Música e Cultura Negra do YouTube, Tuma Basa, também participa do evento, compartilhando sua experiência e insights sobre a importância da representatividade e da inclusão na indústria da música. “Acreditamos no poder da música para conectar pessoas e promover mudanças positivas”, afirma Basa. “É fundamental que a comunidade negra tenha acesso às ferramentas e oportunidades para que suas vozes sejam ouvidas e amplificadas”, complementa.
Acampamento de compositores do YouTube reúne nomes como Daniela Mercury, Tierry e mais talentos musicais
Na ocasião, o YouTube realiza o seu primeiro acampamento de compositores da América Latina. Chamado de “Well Versed presented by YouTube Songwriters Camp”, acontece nos dias 5 e 6 de novembro, nos estúdios de Carlinhos Brown, no Candeal, bairro de Salvador que se tornou conhecido pelas intervenções artísticas do músico. O evento visa fomentar a criatividade e a colaboração entre artistas, compositores e produtores brasileiros, que trabalharão juntos na criação de músicas inéditas. Nomes como Tierry, Daniela Mercury, Melly, Elana Dara, Yan Cloud, Kaique e Felipe, Tatau, Daniel Mendes, Washington Jr estão entre os participantes confirmados.
Para Brown, “A visão do YouTube é perfeita. Nós, que somos compositores, sempre buscamos um caminho para estarmos nessa mídia. O fato da mídia nos buscar, demonstra que os canais de comunicação de arte em geral, especialmente de música, estão amadurecendo. A fonte precisa de atenção, e essa percepção vira uma responsabilidade para o artista. Música não é aventura, pode-se ter talento, mas sem estudo não vira conteúdo. Nós temos todos os estúdios da Ilha dos Sapos à disposição, preparados para conversar com o mundo. Sejam bem-vindos ao nosso estúdio de inspiração”.
Substantivo Feminino: o papel das mulheres na cultura brasileira
O Substantivo Feminino, iniciativa do YouTube para proteger e empoderar vozes femininas na plataforma, além de fomentar discussões para conscientizar e combater violência e desigualdade de gênero, chega a Salvador depois de lançar uma série de videocasts em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, Gênero e Número e InternetLab, e encontros para debater equidade de gênero em diferentes áreas como política, jornalismo e inteligência artificial. No dia 8 de novembro, representantes da cultura local abrem discussões sobre como dar voz às mulheres, mostrando seu valor, sua arte e sua música.
Compromisso do YouTube com a Comunidade Criativa
“O YouTube tem o orgulho de estar na Bahia para apoiar e investir na comunidade criativa local, em parceria com a Prefeitura de Salvador e com o Ministério da Cultura ao longo desta semana tão importante para a cultura nacional e global”, afirma Sandra Jimenez, Diretora de Parcerias de Música no YouTube para América Latina. “Salvador é um celeiro de talentos e um símbolo da cultura brasileira, e acreditamos que iniciativas como essas impulsionam a criatividade, celebram nossa riqueza cultural e criam caminhos para levar toda essa potência Brasil afora”, complementa.
Foto: Reprodução / Redes Sociais