A implantação do primeiro aquário imersivo da Bahia está mais próxima de se tornar realidade após uma visita da comitiva da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) ao Aquarium de Paris. Liderada pelo secretário Eduardo Mendonça Sodré Martins, a visita teve como objetivo captar recursos e estabelecer parcerias com entidades internacionais voltadas à conservação da biodiversidade.
“Vivenciamos experiências incríveis e momentos de troca que abrem oportunidades para novas parcerias e projetos. A visita ao Aquarium Paris nos fez vislumbrar a possibilidade de trazer para nosso estado um aquário imersivo focado em educação e conservação da fauna brasileira”, afirmou Martins.
Além do Aquarium Paris, a comitiva baiana visitou o Parrot World, que conta com um avário imersivo, similar ao do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, e o ZooParc de Beauval, a cerca de 220 km de Paris. Este último é reconhecido mundialmente por suas práticas de conservação, incluindo reprodução e reintrodução de espécies ameaçadas, além de avançados programas de educação ambiental.
Integraram a comitiva o coordenador de Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Vinicius Dantas, e outros membros da Sema. Dantas ressaltou a busca por expertise e tecnologias para serem aplicadas nas estruturas baianas, com ênfase no bem-estar animal: “Queremos manter uma estrutura que priorize o bem-estar animal e aplique o conhecimento adquirido aqui.”
Durante a viagem, a comitiva se reuniu com destacados gestores de zoológicos e aquários, como Rodolphe Delord, idealizador do ZooParc, e Alexis Powilewicz, presidente do Aquarium de Paris.
Foto: Ascom Inema