O Chef baiano Eduardo Moraes, de 27 anos, com raízes no Vale do São Francisco, em Pernambuco, será um dos participantes do reality “Top Chef Brasil”, da RecordTV.
“Firmo o meu trabalho em um mergulho incansável nos traços de brasilidade, especialmente na versatilidade e na singularidade dos ingredientes nordestinos. A cada criação, o neto de Dona Luiza, capricha, pois já provou que a gama dos sabores a serem apresentados são infinitos. “Não me canso de valorizar a nossa cozinha e as minhas raízes nordestinas, que são sensacionais e, que, no meu conceito, merecem tanto ou mais celebrações quanto as técnicas e os itens estrangeiros”, enfatiza sorridente.
Por isso, a cada movimento de resgate traz misturas inusitadas e surpreendentes de tudo o que é produzido aqui para os holofotes — e os pratos, claro. “Os ingredientes contam muitas histórias, são como nosso povo. Há muita força, suor e resitência, por exemplo, no milho, que pode dar lugar à mungunzá, bolo, mingau, cuscuz e um sem fim de possibilidades. Assisti ao observar minha avó Luiza colhendo ervas no quintal para alimentar nossa família, como os nossos ainda devem seguir por alguns anos fazendo. Sou feliz e grato, hoje, por também encabeçar esse momento junto a essa nova geração que carrega valores que enfatizam e fortalecem a nossa cultura e culinária”, acredita.
A competição, estreia nesta quarta-feira (26/7), às 22h45, na tela da Record TV. Apresentado por Felipe Bronze, com Janaina Rueda e Emmanuel Bassoleil, o programa será exibido às quartas e quintas, sempre às 22h45.
“Vou esbanjar regionalidade e autenticidade, e a diversidade de sabores, variedades e texturas que conheço tão bem. É claro que vai rolar muita treta, gente que até tenta assumir a liderança, mas não consegue, pois sempre tomo as rédeas da prova, como faço na minha vida inteira”, adianta gargalhando, mas sem spoiler.
Foto: Divulgação