Cultura & Lazer

Com visitação gratuita, exposição fotográfica no Centro Histórico traz olhar sobre as gerações passadas

Mostra ‘Ancestralidade: olhares sobre a humanidade’ acontece a partir de 20 de outubro no ME Ateliê da Fotografia

Em forma de registros fotográficos, a exposição intitulada ‘Ancestralidade: olhares sobre a humanidade’ traz as diversas facetas dos costumes, crenças e tradições transmitidas por diversas gerações até os dias de hoje. A mostra também é uma homenagem ao fotógrafo Renato Soares, pelo seu trabalho com os povos originários e a disseminação de suas histórias. Gratuito e aberto ao público, a visitação acontece de 20 de outubro a 26 de novembro, no ME Ateliê da Fotografia, na Ladeira do Boqueirão, nº 6 – Santo Antônio Além do Carmo, às sextas, das 17h às 19h e sábados e domingos, das 16h às 19h. 

Reunindo 22 obras, de 12 fotógrafos, entre eles Luiz Bhering, Tiago Queiroz, Lu Brito, Alex Dantas e Mário Edson, a exposição expressa a herança dos antepassados que ainda se encontram presentes atualmente em comunidades, rodas de candomblé, samba, conversas e rimas. Segundo Mário Edson, idealizador e curador da mostra, um grande diferencial da apresentação é a pluralidade de olhares dos artistas participantes, garantindo a abrangência da história dos antecessores.

“Lembrar dos costumes dos nossos antepassados é honrar os mesmos, reconhecendo sua sabedoria e força. Ancestralidade é fonte de pertencimento que tece o chão, o lugar, espaço-território regido pelo tempo da natureza, tempo do aprender, do experienciar, amadurecer, encantar-se e aqui pudemos reunir diversos olhares em volta disso e juntar todas essas histórias”, conta o artista.

Tendo como compromisso revelar o que há de belo e sábio nos costumes indígenas através do trabalho realizado com os povos originários, o fotógrafo mineiro Renato Soares, foi escolhido como homenageado da exposição. Renato através da confiança e paixão que adquiriu das mais de 90 etnias pesquisadas, ao longo de 30 anos de expedições Brasil afora, desde 1991, desenvolveu o projeto “Ameríndios do Brasil” que tem a missão de documentar todas as populações indígenas do país, mais de 305 etnias e 274 línguas, de norte a sul, do Oiapoque ao Chuí.

“Ancestralidade: olhares sobre a humanidade também apresenta o futuro como forma de honrar, venerar a vida é uma forma de agradecimento aos que vieram antes de nós e também é uma forma de abrir janelas para as gerações futuras, oferecendo novos horizontes. Renato traz isso para gente através de todo o trabalho que ele desenvolveu, essa homenagem é mais que merecida”, finaliza Mário Edson.

CONHEÇA OS ARTISTAS PARTICIPANTES

Alessandro Fernandes, Alex Dantas, André Fernandes, Damião Paz Pixoré, Leila Chandani, Lu Brito, Luiz Bhering, Magali Abreu, Mário Edson, Sonia Chaves, Tiago Queiroz. 

SERVIÇO

Com visitação gratuita, exposição fotográfica no Centro Histórico traz olhar sobre as gerações passadas

Onde – ME Ateliê de Fotografia,  Ladeira do Boqueirão, nº 6, Santo Antônio Além do Carmo

Quando – 20 de outubro a 26 de novembro, às sextas-feiras,  das 17h às 19h, aos sábados e domingos das 16h às 19h

Gratuito

Foto: Alex Dantas