No próximo dia 2 de maio, às 18h, na Academia de Letras da Bahia, será lançado oficialmente o Instituto Mãe Stella de Oxóssi, entidade criada para preservar e difundir o legado de uma das mais importantes personalidades da cultura brasileira. O evento integra as celebrações do centenário de nascimento de Mãe Stella de Oxóssi.
Mãe Stella de Oxóssi (1925–2018) foi enfermeira, escritora, militante antirracista, imortal da Academia de Letras da Bahia e, por 42 anos, Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais respeitados terreiros de candomblé do Brasil. Ao longo de sua vida, escreveu oito livros, posicionou-se firmemente contra o sincretismo religioso e foi reconhecida com dois títulos de Doutora Honoris Causa, concedidos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
O Instituto Mãe Stella de Oxóssi nasce como guardião de sua memória, com a missão de ampliar o acesso à sua história, seu pensamento e suas contribuições para a sociedade brasileira. A presidência do Instituto está a cargo do Sr. Adriano Azevedo, sobrinho de Mãe Stella e Obá de Xangô do Terreiro do Afonjá.
Além das ações em Salvador, o Instituto também prepara uma programação especial de eventos em homenagem a Mãe Stella no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, reforçando a amplitude e importância de seu legado em nível nacional.
O lançamento marca o início de um movimento de celebração, respeito e continuidade da obra de Mãe Stella, uma mulher que transformou sua trajetória em símbolo de resistência, ancestralidade e identidade.
Serviço:
Lançamento do Instituto Mãe Stella de Oxóssi
Data: 2 de maio de 2025
Horário: 18h
Local: Academia de Letras da Bahia – Salvador, BA
Mais informações para a imprensa:
Maih Cazuquel – Relaciona
Foto: Divulgação