Em uma ação inédita na televisão brasileira, a Itaipava foi a primeira marca de
cerveja a realizar um projeto comercial que contempla licenciamento e uma ação de
break contextualizado em uma novela das 21h na TV Globo. A iniciativa foi
potencializada por ações de conteúdo em ‘Amor de Mãe’, em que personagens
pediram a marca de cerveja, em cena, pelo nome real. O movimento assinou o
fechamento da campanha de verão da marca, “Tá no Clima, Tá na Mão”, e teve como
objetivo consolidar o posicionamento de cerveja oficial do Verão e valorizar a
experiência do consumidor, além de ampliar o brand awareness da marca. Confira aqui
o vídeo do segundo dia da ação.
“Conseguimos unir duas paixões do brasileiro: cerveja e novela”, explica Eliana
Cassandre, Head de Marketing da Itaipava. “Usar o poder do entretenimento para se
comunicar com o consumidor de forma sutil e natural, dentro da narrativa da novela,
aproveitando, ainda, os atributos positivos das personagens de ‘Amor de Mãe’, com
certeza foi uma ótima sacada. Reforçamos a Itaipava enquanto marca do verão, de
maneira autêntica, e nos aproximamos ainda mais do nosso público”, complementa.
Criada em parceria entre Itaipava, Globo e a agência VMLY&R, a ação se dividiu em
dois capítulos dentro da novela, na semana de 15 de março. Para a primeira inserção,
o personagem Davi (Vladimir Brichta) pediu duas Itaipavas pelo nome no “Bar das
Onze”, gerenciado por Érika (Nanda Costa). Já para o segundo dia da ação, a Itaipava
realizou um break contextualizado inédito, que deu continuidade à cena da novela no
comercial estrelado por Aline Riscado, a Verão, e a atriz Nanda Costa. A peça, que foi
captada nos Estúdios Globo e ambientada no cenário do botequim da trama, seguirá
sendo veiculada nos intervalos comerciais da emissora e também estará na
programação da Globo Internacional.
A Itaipava, que hoje é uma das principais marcas de cervejas nacionais, refrescou a sua
presença na cultura popular brasileira, de forma inovadora. O plano de comunicação
ainda contemplou ações de endomarketing com os 24 mil colaboradores do Grupo
Petrópolis e ativações com influenciadores nas redes sociais com blogueiro Hugo Gloss
e os perfis Gina Indelicada e Diva Depressão, além de contar com um squad da marca,
como Cleo, John Drops e Vittor Fernando, entre outros.
A garota propaganda da cerveja do verão, Aline Riscado, e os atores da novela Nanda
Costa e Thiago Martins, também reforçaram a presença da Itaipava nas redes sociais.
Exclusivamente para potencializar a ação e impulsionar o buzz no digital, foi
desenvolvido um rótulo especial para um lote de garrafas, com a frase “A primeira cerveja da novela das nove”.
Fotos: Divulgação