Há quase 90 anos como referência no atendimento a pessoas com cegueira e baixa visão no estado, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) inicia uma campanha de doações para ampliação de sua sede, localizada no bairro do Barbalho, em Salvador, na Bahia. A ação incentiva que a sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos doem ou adotem um espaço da instituição, contribuindo com sua ampliação. O pontapé inicial da campanha será dado no dia 20 de julho, às 15h30, durante uma coletiva de imprensa na sede do ICB, que contará com a presença do músico e multi-instrumentista Carlinhos Brown.
O artista, que aos 12 anos trabalhou como guia de uma tia, comenta da importância em colaborar para o Instituto. “Aos 12 anos eu precisei servir como guia e essa foi uma experiência estruturante em minha vida, por todo esteio de sabedorias conquistadas com esse servir, por todas as aberturas que foram possíveis a partir daquele momento, pois tive então acesso aos réquiens, aos concertos, conheci a Jovem Guarda, Roberto Carlos ainda novo, Jerry Adriani, e tudo isso fez com que me interessasse ainda mais pela música. Sou um intérprete de cultura e acredito na educação como mola motriz da nossa formação. E acredito, sobretudo, que cada gesto de carinho traz a renovação de nossas esperanças. É uma honra fazer parte do Instituto, servir como Embaixador, e acompanhar de perto essa história de crescimentos e de buscas constantes por melhorias para a vida de tantas crianças, jovens e famílias que tanto nos ensinam com suas eficiências amorosas e perceptivas”.
“Brown é um grande amigo e apoiador do nosso trabalho e teremos a honra de contar com ele para apresentar a campanha para a imprensa soteropolitana durante a coletiva. Vamos também homenageá-lo com o título de embaixador do instituto, em agradecimento a todo o apoio que ele nos dá ao longo dos anos”, afirma a presidente do ICB, Heliana Diniz. Além do artista, a campanha “Ampliação do Instituto de Cegos da Bahia. Sua ajuda pode transformar muitas vidas” conta ainda com o apoio das empresas Morya, Texto & Cia, Converse Agência Digital, Bem Querer Consultoria e Data Inc.
Atualmente, o ICB atende cerca de 56.000 mil pessoas por ano, realizando mais de 250.000 mil procedimentos, mas mesmo assim não consegue suprir a demanda. De acordo com o instituto, hoje em dia, a espera por atendimento pode chegar a 3 meses.
O projeto compreende a construção do novo Centro Médico Oftalmológico, a ampliação do Centro de Reabilitação Visual, com sete novas salas de terapia ocupacional, psicologia e serviço social, além de 15 novas salas de aula, com requalificação da Biblioteca com acervo Braille, requalificação do Laboratório de Inclusão Digital, reforma do Centro Esportivo e reestruturação das estruturas hidráulica e elétrica, comprometidas devido à idade do prédio, totalizando um custo de R$10 milhões de reais. O prédio do ICB possui 60 anos e desde então não havia passado por uma reforma ou intervenção significativa, o que tornou a necessidade agora ainda maior.
Fotos: Genilson Coutinho
Adicionar comentário