Gastronomia

Tempero Bahia encerra edição 2022 com saldo positivo e está confirmado para 2023

Durante onze dias, 31 restaurantes da capital baiana, de Vilas do Atlântico ao Centro Histórico de Salvador consagraram a edição 2022 do Festival de Cultura e Gastronomia de Salvador – Tempero Bahia, que terminou neste último domingo, dia 4 de setembro, com gostinho de quero mais, tendo como saldo um número expressivo de movimento e vendas de pratos, que brilharam na proposta a partir do tema ‘Vinhos Brasileiros’. De acordo com a empresária, produtora e organizadora do Festival, Djanira Dias, “O Tempero Bahia cumpriu mais uma vez seu objetivo que é valorizar a cena gastronômica, impulsionando a economia criativa e oferecendo arte, cultura e entretenimento para baianos e turistas”.

“Esta edição para o Bella Bistrot foi ótima e positiva, a cada ano vendemos mais e já confirmamos presença no próximo Tempero”, revela a chef Ana Robéria. Outro chef que ficou bastante feliz com o resultado foi Sandro Borges do Varanda Gourmet. “As saídas do meu prato, a Buchecha de Porco foi surpreendente. Aceitação total. Neste ano superamos a última edição. Tivemos clientes daqui e de fora que voltaram mais de uma vez para casa. Temos uma história de sucesso com o Tempero”, vibra Borges.

O evento, consolidado na Bahia e no Brasil, como sempre faz, apresentou um cardápio multicultural e gastronômico, gratuito e acessível, logo no primeiro final de semana do Festival, ocupando o Passeio Público de Salvador, com shows instrumentais de qualidade das bandas Quinteto da Bahia, New Orleans Street Jazz Band (SP), Live 7 e Peu Baiano. Teve também 9 apresentações lotadas nas aulas da Cozinha Show, com grandes nomes da gastronomia baiana e do Brasil, como os chefs Lomanto Oliveira (Fasano Salvador), Elíbia Portela, Chef Twry (Aldeia Barra Velha – Porto Seguro/BA) da Tribo Pataxó, a enóloga e sommelier Nathália Paz (RS) – Nova Aliança, o sommelier baiano Marcelo Freitas, Chefs do Senac Bahia, a poetisa Rose White (PA) e muito mais. Chamou a atenção o Mercado do Passeio, com expositores de moda, arte e artesanato, mas os Stands de Comidinhas caíram no gosto do público, com a presença do Solar, Casa de Tereza, Paraíso Tropical, Mundi Portugal, Figueira da Vila, Gastrô 360º e 4Rodas Burguer. Alguns dos expositores se surpreenderam com a saída rápida dos Pratos já no primeiro dia e esgotaram os estoques de tudo que levaram.

O Tempero Bahia fez parte da Etapa Salvador do Projeto Tempero no Forte aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Electrolux, e da Ok Alimentos através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, além do apoio do Senac, Sebrae Bahia, Bahiagás e Nova Aliança com realização da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo e organização e produção da 2D Projetos Culturais.