Entre os dias 17 de novembro a 18 de janeiro (2023) o Museu Carlos Costa Pinto, receberá a exposição Salvador em Postais- Barra, Graça e Vitória.
Com a curadoria de Javier Angonoa, a mostra exibirá 100 cartões postais originais que vão desde os primórdios do século XX até a década de 70, dos charmosos bairros da capital baiana.
Os postais exibidos fazem parte do rico acervo do colecionador Marcos Sampaio – que somam mais de 2.000 peças originais de postais da cidade do Salvador.
Na seleção das peças para a exposição, se priorizou o resgate das transformações urbanísticas que marcaram a cidade, desde os primórdios do século XX, onde o bairro da Barra era apenas um subúrbio de casarões e o Porto um casario de pescadores, até os anos ´70 com o crescimento urbanístico, muitas vezes descontrolado, e o impulso turístico das praias e hotéis.
Também fotografias do Corredor da Vitória, antes da sua ampliação para dar passo à Av. Sete de Setembro. A mostra é um convite a c0onhecer a cidade antiga, reconhecer locais que artistas como Rodolfo Lindemann, que no princípio do Século XX, mostraram as belezas da Bahia e imortalizaram a cidade em postais.
Serviço
Salvador em Postais – Barra, Vitória, Graça
Data: 17 de novembro de 2022 a 18 de janeiro de 2023
Horário: De quarta a sexta de 14:30 às 18:30 e sábados de 14:30 às 17:30.
Local: Museu Carlos Costa Pinto, Av. Sete de Setembro, 2490, Corredor da Vitória – Vitória, Salvador – BA, 40080-005
Entrada Livre (sem direito de visita ao Museu)
Postais
Este é um postal colorizado J. Mello, circulado em 1911. Vê-se o Corredor da Vitória antes do alargamento feito posteriormente para a passagem da Avenida 7 de Setembro. À esquerda, está a antiga sede do Clube Fantoches da Euterpe, atualmente é o Solar Cunha Guedes, uma casa para eventos. Ao fundo, está o Largo da Vitória.
Começo da Ladeira da Barra, postal de Litho-Typ Almeida, circulado nos primórdios do sec XX, hoje se encontra o hotel Andrade. E prédios residenciais.
Adicionar comentário