Com o objetivo de ampliar o apoio ao afroempreendedorismo, o Mercado Livre lança uma coleção especial de Carnaval em parceria com a Feira Preta. A plataforma convidou três criadores negros, que fazem parte da feira, para desenvolverem peças que resgatam a origem do abadá e que valorizam a ancestralidade da cultura preta na maior festa popular do Brasil. Chamada de ‘Coleção Abadá’, ela é inspirada nos afroblocos que carregam a história do Carnaval brasileiro, celebrando sua origem e valorizando a contribuição, resistência e potência do empreendedorismo negro. As peças das três linhas que formam essa coleção cápsula estarão disponíveis na loja da Feira Preta no Mercado Livre, cujas vendas serão revertidas para as próprias marcas e para o Instituto Feira Preta, que há anos apoia o afroempreendedorismo e seu lugar de potência na América Latina.
Ao ouvir a sua comunidade negra, formada por colaboradores e parceiros relevantes como a Feira Preta, o Mercado Livre identificou a oportunidade de iniciar um diálogo sobre a origem do carnaval e o papel do empreendedorismo e dos afroblocos nesta que é uma das maiores festas brasileiras. Para isso, contou ainda com a ajuda de pesquisadores para identificar e celebrar a origem e símbolos dessa cultura através da moda. Elemento central dessa narrativa e que dá nome à coleção, o abadá foi resgatado pelas marcas Nazura Art, Casa Cléo, e Studio Aurum, que criaram nove peças inspiradas em importantes afroblocos nacionais.
Além disso, ao reconhecer o papel fundamental que esses blocos desempenham nesta grande festa e na resistência da cultura preta em um carnaval cada vez mais embranquecido, o Mercado Livre vai apoiar financeiramente três blocos que deixaram de desfilar, permitindo que se reestruturem ao longo deste ano e que voltem a desfilar pelas ruas do Rio de Janeiro em 2024. Após uma seleção criteriosa, que considerou ainda a história e viabilidade, os afroblocos selecionados foram: o Afoxé Maxambomba, um dos mais notáveis da baixada fluminense e que está inativo desde 2015; o Tafaraogi, movimento afro pioneiro na zona oeste carioca, cujo último desfile também foi há oito anos; e o bloco Olodumaré, que tem influência do baiano Olodum e que não desfila desde 2019. São esses blocos que inspiraram as peças das marcas que assinam a Coleção Abadá.
Questionando o uso que foi dado ao abadá ao longo dos anos, uma campanha assinada pelo Mercado Livre e Feira Preta ajuda a contar esse lado pouco valorizado da história, trazendo ainda mais visibilidade para marcas e empreendedores negros. “Desde 2018, fortalecemos o afroempreendedorismo na América Latina, por meio da inclusão digital, da geração de renda e da valorização da cultura afro. Atuamos em parceria com a PretaHub para democratizar oportunidades e reduzir desigualdades sociais e geográficas, conectando saberes e pessoas por meio dos nossos programas, produtos e serviços”, destaca Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre. “A essência do carnaval está associada à ideia de democracia, de liberdade e de ocupação dos espaços pela diversidade, e é com esse propósito que o Mercado Livre abre alas para que empreendedores e afroblocos tenham seu lugar de destaque e de direito”, completa.
Assinada pela GUT, a campanha será lançada no dia 9 de fevereiro, sendo composta por vídeos que apresentam as marcas da Feira Preta responsáveis pela Coleção Abadá, elemento ressignificado como uma ferramenta de mudança. “Além de impulsionar as causas nas quais acreditamos, sempre com o apoio dos nossos parceiros e comunidade interna, as nossas campanhas têm nos ajudado a seguir uma trajetória consistente de aprendizado, permitindo enfrentar de maneira coletiva os desafios à equidade racial, que sabemos que são complexos”, reconhece Thais Souza Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre na América Latina. “Estamos impulsionando projetos e afroempreendedores para ampliar e valorizar a cultura preta dentro do carnaval, fazendo jus a uma festa tão democrática. A visibilidade pode ser transformadora, nos motivando a investir em ações que ajudam a construir uma sociedade mais inclusiva”, concluiu.
Desde 2018, o Mercado Livre é parceiro da PretaHub, por meio da qual impulsiona o afroempreendedorismo no Brasil, dentro e fora da sua plataforma, e de maneira extremamente conectada ao seu propósito de democratizar o acesso ao comércio e ao dinheiro. Por meio dessa parceria, seu ecossistema apoia os conteúdos do Afrolab, programa que apoia e acelera empreendedores negros, indígenas e quilombolas desde o processo criativo até a comercialização dos produtos e serviços. Além disso, há mais de um ano, a companhia conta com uma loja oficial da Feira Preta, que reúne mais de 1.000 produtos de moda, beleza e decoração de 70 empreendedores curados diretamente pelo festival. O espaço, que se tornou um importante canal adicional de venda para esses empreendedores, que usufruem do alcance e visibilidade da plataforma durante todo o ano.
“Estamos felizes em ser parceiros do Mercado Livre em mais um projeto que valoriza o legado da população negra. A coleção não só valoriza os afroblocos, mas também o legado do povo negro na construção do carnaval. Essa é uma manifestação cultural e popular de muita riqueza, de resistência do povo preto e de celebração da nossa ancestralidade, e deve ser visto como tal. A partir do momento em que o carnaval passou a ser visto como um grande projeto comercial, movimentando bilhões de reais, a população negra deixou de ser protagonista e passou a ocupar apenas os bastidores deste evento”, contextualiza Adriana Barbosa, CEO da Pretahub. “A Divisão de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que o carnaval deverá movimentar R$ 8,18 bilhões neste ano. É preciso que a população negra volte a ocupar lugares de concepção e destaque nessa grande festa, do abre-alas às musas, dos compositores e carnavalescos à direção das escolas de samba e dos blocos de rua, e que não seja apenas lembrado nos enredos que tomam conta das avenidas”.
Foto: Mercado Livre e Feira Preta