Notícias

OSBA se apresenta pela primeira vez no festival Música em Trancoso

Uma “orquestra do futuro”. Essa é a proposta da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Criada em 1982, mescla repertório clássico da música de concerto, por vezes em novos formatos de apresentações, com concertos que buscam uma aproximação com a cultura baiana e com sua pluralidade.

Regida desde 2011 pelo maestro Carlos Prazeres, a OSBA desembarca em Trancoso com 60 integrantes, para a apresentação de quatro concertos na 9ª edição do Música em Trancoso – MET (#festivalmusicaemtrancoso), entre 14 a 18 de março, dois deles gratuitos. O festival, sob nova direção e com patrocínio do governo da Bahia, compactua com a visão de valorizar a música clássica e popular, além de promover a cultura e o desenvolvimento socioeconômico da região.

“O Música em Trancoso é um festival que proporciona múltiplas experiências, não só para os turistas do Brasil e do exterior, mas principalmente para os moradores locais, que sempre prestigiam nossos eventos e ações socioeducativas ao longo do ano”, diz Reinold Geiger, presidente do Teatro L’Occitane, idealizador do evento e fomentador do projeto desde seu início.

A primeira das apresentações será uma matinê de boas-vindas à volta do festival, na terça-feira, 14 de março, às 18h, na histórica igrejinha do Quadrado, como é carinhosamente chamada pelos moradores. O maestro Carlos Prazeres, o spalla da OSBA, Francisco Roa, e outros músicos da Orquestra executarão o concerto gratuito Bach Etéreo, com clássicos do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1865-1750), um dos maiores compositores da música erudita. Neste programa, o público é transportado para o ambiente barroco do compositor, interagindo sensorialmente com as reflexões típicas deste período.

No dia seguinte, 15, quarta-feira, às 19h, no icônico Teatro L’Occitane, a OSBA se apresenta com uma formação de 60 músicos e acompanhamento dos solistas Leonardo Hilsdorf ao piano e Francisco Roa ao violino. O programa Clássicos homenageia os 150 anos de nascimento e 80 anos de morte do compositor russo Sergei Rachmaninoff (1873-1943). Para encerrar, uma peça do compositor baiano Lindembergue Cardoso (1938-1989).

Na sexta-feira, 17, às 19h, também no Teatro L’Occitane, a OSBA traz o CineConcerto, projeto iniciado em 2013 que destaca a relação entre a música sinfônica e trilhas sonoras. É sucesso de público em todas as apresentações pelo clima descontraído dos músicos caracterizados de personagens de filmes famosos. Para celebrar os 10 anos do CineConcerto, o repertório destacará algumas das trilhas que mais fizeram sucesso junto ao público nesses concertos.

Para encerrar sua participação no MET, no sábado, 18, às 11h, a OSBA executa o concerto Uma viagem pelo mundo, um instigante passeio pela música de concerto mundial, com obras de Bizet (1838-1875) e Brahms (1833-1897). Além disso, arranjos orquestrais de clássicos da música popular brasileira serão executados em mais uma apresentação gratuita, na Praça do Bosque.

“A profunda conexão com a sociedade baiana faz da OSBA de hoje uma orquestra jovial, conectada, presente nas pautas do século XXI. Uma usina pulsante de ideias em prol de tornar a cultura algo acessível a todos, ultrapassando qualquer fronteira social ou etária. Em Trancoso, a OSBA terá a oportunidade de mostrar, de forma lúdica e sensorial, um interessante recorte de sua atuação junto à sociedade baiana”, destaca Carlos Prazeres, maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia.

A OSBA ainda leva para o festival um evento especial para jovens. O projeto OSBAcuri reunirá cerca de 200 crianças e adolescentes das escolas públicas e de música da região, nas salas de ensaio do Teatro L’Occitane, para conhecer a composição de uma orquestra e o papel de cada um dos naipes: cordas, madeiras, metais e percussão. A proposta é promover uma imersão no mundo orquestral, motivando o interesse do público infanto-juvenil pela música clássica.

Detalhes de preços e setores estão disponíveis no site https://www.ingresse.com/

O Música em Trancoso é realizado pelo Teatro L´Occitane e pelo Instituto Terravista. O festival conta com apoio e patrocínio de Chenue, L´Occitante, Santander, Secretaria de Educação e Cultura de Porto Seguro, Secretaria de Turismo de Porto Seguro, Secretaria de Turismo da Bahia, Secretaria de Cultura da Bahia e OSBA| ATCA | TCA. Nordeste Produção e Eventos está responsável pela organização e produção.  

Confira a programação completa:

14 de março – terça-feira, 18h: OSBA “Bach Etéreo” – Igreja do Quadrado

Gratuito

15 de março – quarta-feira, 19h: OSBA “Clássicos” – Teatro L´Occitane

16 de março – quinta-feira, 19h: Alcione “50 Anos” – Teatro L´Occitane, Palco Gramado

17 de março – sexta-feira, 19h: OSBA “CineConcerto” – Teatro L´Occitane

18 de março – sábado, 11h: OSBA “Uma Viagem Pelo Mundo” – Praça do Bosque Gratuito

18 de março – sábado, 19h: Marisa Monte “Portas – Teatro L´Occitane, Palco Gramado