Notícias

Salvador participa de projeto nacional de Grafites sobre diversidade e inclusão

A primeira fase do projeto Comunidades Criativas chegou a Salvador nos dias 02 e 03 de março com oficinas de capacitação para 34 crianças e jovens atendidos pela Associação do Clube de Mães Criança Esperança Santo Inácio (ACMCESI) e pelo Programa Avançar. As duas instituições sociais terão ainda seus muros grafitados pelos próprios participantes atendidos, sob a monitoria da artista visual Isabela Pita (@pitaisaa).

Imagens: confira a seguir as fotos das oficinas do Comunidades Criativas em Salvador: Associação Clube de Mães de Santo Inácio e Programa Avançar (Créditos: Flamingo Comunicação).

O Comunidades Criativas é uma iniciativa cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão sobre a Diversidade e a Inclusão e conta com o apoio do Instituto CCR, na região da CCR Metrô Bahia. A partir de agora, todos os envolvidos estão na fase de produção criativa do projeto com a elaboração de desenhos individuais sobre diversidade e inclusão. Em breve, a fase de votação popular pela internet será aberta a toda comunidade e define a ilustração vencedora que servirá de inspiração para a etapa mais aguardada, o Dia do Grafite, que ocorre logo em seguida.

Para o responsável pela produção do Comunidades Criativas, Allan de Amorim, abordar os temas diversidade e inclusão pelas comunidades envolvidas é dar voz e marcar presença trazendo um tema atual através de uma expressão artística que reflete também a estética local. “Além de estimular a reflexão sobre um tema muito relevante para a sociedade, a iniciativa tem ainda dois importantes atributos, a liberdade criativa e o pertencimento. O primeiro com as ilustrações individuais, e o segundo com a experiência coletiva de grafitar o muro da sua própria instituição, um presente em forma de arte para a sua comunidade”, avalia Allan.

“Por meio do projeto Comunidades Criativas, iremos apoiar a criatividade e uma abordagem do ponto de vista educacional e inclusivo. Apoiar a arte de grafitar é estimular a criatividade e abrir caminhos para a socialização”, destaca Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

“Participar deste projeto será de grande importância para mostrar, não só para a comunidade mais também para a sociedade, as potencialidades que têm no bairro de Jardim Santo Inácio, que muitas vezes só sai na mídia com relatos de violência.” comenta Elisabete Pereira Mendonça, gestora e fundadora da ACMCESI.

“A arte é necessária para nos tirar do cotidiano, mostrar o belo e instigar a criatividade adormecida. As crianças e adolescentes são criativos por natureza, então a participação nesse projeto é poder dar asas à imaginação que carregam em si…é uma oportunidade de expressão dos sonhos e desejos que nutrem ou que nem sabem que tem. Por acreditar no belo, acredito que será um projeto lindo que brilhará na mente, no coração e nos olhos de todos os envolvidos”, comenta Martha Verônica, coordenadora de Projetos Comunitários – Programa Avançar.

Sobre as Instituições Sociais participantes (Salvador)

A Associação do Clube de Mães Criança Esperança Santo Inácio (ACMCESI) desenvolve trabalhos sociais voltados à Educação Infantil (creche) e o Projeto Brilho no Olhar, com atendimento a crianças e adolescentes, com salas de aula regulares e oficinas que visam a empregabilidade e empreendedorismo.

O Programa Avançar, fundado pela Santa Casa da Bahia em 2009, é um espaço comunitário que atende gratuitamente crianças, adolescentes, adultos e idosos, oferecendo cursos de qualificação profissional, artes, dança, balé, desenho, informática, música, alfabetização de adultos, atendimento jurídico, social e psicológico.