A Arena Fonte Nova abre seus portões nesta semana para a Feira Março Mulher. A ação, que ocorre entre os dias 8 e 11 de março, oferece consultas médicas, exames e emissão de documentos gratuitos, exclusivos para o público feminino de Salvador. As atividades serão realizadas no estacionamento principal externo da Arena, ao lado da loja do ECBahia, das 8h às 17h, pela Secretaria da Saúde do Estado em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia.
Nos quatro dias de atividades a Feira deve receber cerca de 21 mil atendimentos. “A Arena Fonte Nova conta com uma estrutura preparada para atender a população baiana com segurança e conforto. Poder receber ações como essa, só reforça nossa vocação natural em servir a nossa comunidade. Estamos felizes em poder contribuir, mais uma vez, com a saúde do nosso Estado”, afirma Dênio Cidreira, presidente da Arena Fonte Nova.
Serão oferecidas consultas médicas nas especialidades de mastologia e ginecologia, além de consultas com cirurgião-geral para o encaminhamento de cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnias umbilical, epigástrica e inguinal. Haverá ainda consultas e exames oftalmológicos com distribuição de óculos para o público a partir dos sete anos; rastreamento para cirurgia de catarata de mulheres acima de 60 anos, e capsulotomia por Yag Laser, um tipo de procedimento que remove opacidades da cápsula posterior do cristalino.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, explica que para ter acesso aos atendimentos, as mulheres devem comparecer ao local de atendimento com o RG, cartão do SUS e requisição médica para a ultrassonografia. “Mais que apenas atendimentos, queremos fazer desta ação uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce de doenças e orientar sobre temas na área de saúde”, destaca a Secretária. Quem for à Feira Março Mulher terá ainda orientação de saúde e nutricional, espaço saúde, com aferição de pressão arterial e de glicemia, dicas saudáveis e demonstração dos diferentes grupos alimentares. As mulheres poderão também atualizar a carteira de vacinação.
Dentre os exames estão disponíveis o preventivo; ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinarias, próstata via abdominal e partes moles); eletrocardiograma; Raio-x; mamografia em mulheres de 50 a 69 sem indicação médica; exames laboratoriais e Testes Rápidos ISTs (HIV, Sífilis e Hepatite). As mulheres terão acesso também a procedimentos odontológicos com tratamento de canal, restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana.
*Serviços de Cidadania*
Além dos serviços de saúde, serão oferecidos na Arena Fonte Nova ações de cidadania como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. A Feira também proporcionará o cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema IMO (Intermediação de Mão de Obra), viabilizando o acesso à intermediação de mão de obra e demais serviços do SINE.
Haverá também um espaço voltado para o fortalecimento econômico de empreendedoras negras e indígenas, com a realização da Feira de Empreendimentos, com a presença de 20 expositoras. Na perspectiva do combate ao racismo, haverá orientação e momentos de diálogo sobre os impactos do racismo na saúde de mulheres negras e indígenas. Também será montada na Arena Fonte Nova uma Vila da Agricultura Familiar, uma feira organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural com o objetivo de apresentar e comercializar os produtos dos agricultores e agricultoras familiares da Bahia.
Foto: Divulgação