Atividades conjuntas entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), as prefeituras e a iniciativa privada, para o incremento da zona turística Caminhos do Jiquiriçá. A proposta foi discutida, nesta quinta-feira (16), no Edifício Maçônico, em Amargosa, no encontro técnico do plano “Viva Turismo Bahia”, executado pela Setur-BA, com a participação de gestores municipais, empresários e profissionais do setor.
Pela manhã, as discussões foram sobre o aproveitamento das potencialidades da região no segmento ecológico. A oferta de rios, cachoeiras, serras e mata nativa, além de atrativos culturais e religiosos, estão no roteiro para os visitantes.
“Com bons projetos e o incentivo do Governo do Estado, poderemos avançar no desenvolvimento do turismo nos Caminhos do Jiquiriçá. Vamos continuar dialogando, nessa linha democrática, de reunir todos os agentes envolvidos, para alcançarmos resultados satisfatórios”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que presidiu o encontro.
“Essa iniciativa do governo é muito importante, pela chance de reunir vários municípios nesse encontro, para discutir uma atividade tão relevante para o nosso território, que é o turismo”, ressaltou o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro.
“Turismo é uma indústria limpa, que oferece grandes oportunidades em nossa região, para a geração de emprego e renda”, completou o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino.
No período da tarde, a Setur-BA realizou o Workshop de Gestão Pública no Turismo, que abordou temas como empreendedorismo sustentável, qualidade no atendimento ao turista e linhas de crédito para negócios. O evento teve a colaboração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Banco do Nordeste.
A zona Turística Caminhos do Jiquiriçá é composta pelos municípios de Amargosa, Mutuípe, Castro Alves, Cravolândia, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Varzedo, Santa Inês, Jaguaquara, Jiquiriçá, Milagres, Santa Teresinha, Santo Antônio de Jesus e Ubaíra.
Foto/Fonte: Ascom/Setur-BA