Notícias

Mãe Carmen recebe Comenda Maria Quitéria, em Salvador

A ialorixá Mãe Carmen, de 94 anos, recebeu, nesta segunda-feira (29/5) a Comenda Maria Quitéria na Câmara de Vereadores de Salvador. A sessão solene celebrou os 21 anos da religiosa à frente do Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, conhecido popularmente como Terreiro do Gantois, e fundado em 1849.

A proposição de entrega da Comenda foi da vereadora Marta Rodrigues (PT), responsável pela condução da sessão e anúncio das honrarias.

Mãe Carmen, de cadeira de rodas, foi conduzida ao plenário Cosme de Farias, sob aplausos dos presentes na cerimônia. Todos estavam de branco, em reverência ao candomblé.

Artistas como Daniela Mercury, Aloísio Menezes e Mariene de Castro, além de representantes de diversos terreiros, estiveram no evento.

Também marcaram presença na sessão, representantes da igreja católica como o padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, e Padre Lázaro Muniz, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Pelourinho.

A Comenda Maria Quitéria, entregue a Mãe Carmen, é uma honraria concedida a mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade de Salvador ou do estado da Bahia. Além da parte religiosa, a ialorixá promove ações sócio-educativas junto à comunidade do Gantois.

*Com informações do G1 Bahia 

Fotos: Valdemiro Lopes/Câmara de Vereadores de Salvador