Cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+ desde 2019, Amstel segue o trabalho contínuo de apoio à comunidade e, depois do enorme sucesso no ano passado, retoma sua ação “Me Chame Pelo Meu Nome” que facilita o processo de retificação de nome para pessoas transgênero. O serviço gratuito e custeado pela marca, estará disponível durante a 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que compõe o calendário de eventos da Associação da Parada do Orgulho LGBT ao longo do mês de junho. Nascida em Amsterdã, Amstel carrega consigo valores como liberdade, diversidade, respeito e autenticidade, e por meio desta iniciativa busca incentivar as pessoas a serem quem quiserem ser também nos documentos oficiais.
Uma das novidades de 2023 é a participação da empresária e cantora Raquel Virginia como embaixadora do projeto. Duas vezes indicada ao Grammy Latino, a brasileira é a primeira mulher trans a realizar esse feito e há anos contribui para o fortalecimento da comunidade LGBTQIA+ no país. “Muitas das pessoas que integram a comunidade trans enfrentam barreiras físicas, financeiras, familiares, sociais e psicológicas para alcançar seus objetivos. Esta ação é importante, porque ela tem a força de mudar uma vida. Fico feliz de poder participar e estar presente nesse divisor de águas para as pessoas da nossa comunidade”, celebra Raquel Virgínia, que ainda não teve seu nome retificado e será a primeira a participar do processo neste ano.
“Em 2022, foi a primeira vez em que um cartório foi às ruas do centro de São Paulo para facilitar o acesso à retificação de nomes para as pessoas transgênero às vésperas de um evento importante como a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Devido a alta procura e relevância da iniciativa do ano passado, para este ano decidimos retomar e ampliar o serviço em parceria com a Poupatrans. Desta vez, também viabilizando o acolhimento social durante a Feira Cultural da Diversidade LGBT+, com o objetivo de aumentar a rede de apoio e a disseminação de informações para quem se interessar em realizar o processo”, comenta Vanessa Brandão, diretora de marketing das cervejas mainstream do Grupo HEINEKEN no Brasil.
As pessoas interessadas em participar podem realizar um pré-cadastro a partir desta sexta-feira, dia 2 de junho, no site oficial da ação “Me Chame Pelo Meu Nome”. A página informa quais documentos são necessários e dá explicações sobre como funciona todo o processo. Os inscritos serão orientados sobre como comparecer e apresentar todos os documentos necessários no estande da Amstel na Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+, dia 8 de junho, das 10 horas às 20 horas, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O serviço oferecido pela marca será limitado e deve impactar 1000 pessoas, somando as retificações e acolhimento social.
Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+
A Feira Cultural da Diversidade LGBT+ está na sua 22ª edição e tem o objetivo de promover a economia criativa, a geração de renda e a cultura LGBT+. Quem comparecer terá a oportunidade de curtir espaços de gastronomia, artesanato, workshops e arte, bem como produtos com temáticas LGBT+. Também haverá bancas de alimentação e um palco com atrações musicais e artísticas que serão anunciadas em breve.
Além da campanha
Desde 2019, a Amstel aborda em sua comunicação os valores conectados com a sua origem na cidade de Amsterdã, como diversidade, liberdade, autenticidade e respeito. Dentro da evolução desta mensagem, criou a campanha I AM WHAT I AM, que tem como objetivo dar espaço para que as pessoas possam se expressar e ser o que quiserem ser. Clique aqui para ver a campanha. Clique aqui para ver o filme. Com o lançamento do filme, a marca também assumiu o compromisso de destinar 10% de sua verba anual de mídia para iniciativas conectadas com a causa LGBTQIA+.
Amstel é a cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo e no ano passado esteve presente com o trio elétrico I AM WHAT I AM com shows de Luísa Sonza, Pocah, Aretuzza Lovi, Mateus Carrilho e DJ Heey Cat. Além dos artistas, o elenco que protagonizou a campanha I AM WHAT I AM e a mestra de cerimônias Ellen Oléria também marcaram presença.
Serviço:
22ª Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+
Amstel – Ação de Retificação de Nomes e Acolhimento Social
Quando: 8 de junho – quinta-feira
Horário: das 10h às 20h.
Local: Memorial da América Latina
- informações sobre a Ação da Amstel: Site da ação Me Chame Pelo Meu Nome