Cantor, compositor e produtor itabunense cumpre agenda de verão no estado
De volta à Bahia em outubro para cumprir agenda de shows e de mídia durante o verão 2023/24, o cantor e compositor itabunense Tom Dantas (41) desembarca em sua terra natal trazendo na bagagem muitas novidades. O artista que há duas décadas tem residência fixa na França, brinda seu retorno com álbum recém-lançado, apresentação antológica na UNESCO e por instituir a saudosa Festa de Iemanjá em Paris.
Considerado um dos maiores propagadores da cultura baiana na Europa, Tom nasceu e cresceu em Itabuna, e muito cedo a música e o futebol fizeram parte da sua trajetória. Foi membro de uma escola de samba fundada por seu pai, e na adolescência migrou para Minas Gerais, onde atuou na base do Atlético Mineiro. Aos 17 anos se profissionalizou como jogador de futebol e conquistou os gramados internacionais, defendendo clubes de países como Dinamarca, França, Catar e Emirados Árabes Unidos. Aos 27, uma lesão viria a pendurar suas chuteiras, e o baiano passou a se dedicar inteiramente à música.
Sua estreia oficial nos palcos e nas plataformas digitais foi em 2018 com o EP ‘Xa Lá Lá‘, que rendeu mais de um milhão de reproduções. Nesse período, o cantor se apresentou ao lado do conterrâneo Pablo e abriu shows para artistas nacionais como Maria Rita, Fábio Júnior e Leonardo. Durante a pandemia lançou o seu primeiro DVD ‘Tom Dantas da Bahia Ao Vivo In Paris’, com músicas autorais e releituras.
Já neste ano, o artista franco-brasileiro obteve muitas conquistas em sua carreira, tendo se lançado como produtor cultural e fundado a Associação Odoya Paris, que promoveu a 1ª Festa de Yemanjá na capital francesa. O evento aconteceu em junho, às margens do Rio Sena, e contou com centenas de devotos. Em julho, o cantor foi o único representante brasileiro em um show comemorativo das Olimpíadas de Paris 2024, e, ainda, foi convidado especialmente pelo ex-jogador Raí, com quem possui sólida amizade, para se apresentar na Fundação Gol de Letra, ao lado do cantor e compositor Simoninha. Já em setembro fez se apresentou na sede das Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Setembro também foi o mês em que Dantas criou o seu mais novo trabalho audiovisual, intitulado ‘Um Tom A Mais‘. O projeto foi gravado na França e combina ritmos genuinamente brasileiros, como o samba, bossa nova, afoxé, e celebra as suas raízes, referenciando nomes importantes da música baiana, como Gilberto Gil.
Em solo baiano, Tom Dantas deve prolongar sua estadia até o alto verão para divulgar o seu novo trabalho, e sua agenda já conta com shows marcados, sendo os mais recentes nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro durante a programação do Congresso Brasileiro de Psiquiatria, no Centro de Convenções, em Salvador.
Foto: Divulgação/ Assessoria