A primeira edição da Feira Literária de Lauro de Freitas acontece nesta semana, entre quarta-feira (08) e sábado (11), e vai ter uma agenda gratuita destinada às crianças, com curadoria da jornalista e pesquisadora baiana Patrícia Bernardes e a discussão de temas como diversidade racial, o uso da escrita braille como ferramenta de inclusão literária, o luto infantil, a ancestralidade como ferramenta pedagógica e a chegada cada vez mais constante do QR Code nas obras literárias.
A Arena Flilaurinha vai acontecer a partir da quinta-feira (09) na Praça Matriz, no centro da cidade, com abertura às 09h da escritora e autora dos livros infanto-juvenis “Alika” e “Eva”, Regina Luz. Às 10h, a escritora Palmirinha Heine assume a programação, seguida de um lançamento coletivo de autores infantis. Já no campus da UNEB em Lauro de Freitas, entre 09h e 11h acontece a “Contação de Histórias: Literatura Infantil Afro Brasileira”, com os monitores da brinquedoteca Ludarte.
Na sexta-feira (10), a Arena Flilaurinha recebe um novo lançamento coletivo de autores infantis às 9h. Às 10h é a hora de Eliana Oubinã assumir a programação. Ela é autora de livros infanto-juvenis como “Os Sons da Esperança” e fundou a editora Pé de Pitanga, que desenvolve projetos para a construção de conteúdos voltados para a transformação do ser humano. Às 11h, a escritora e atriz Cássia Valle, membro do colegiado do Bando de Teatro Olodum, estará na Arena. Ela é autora de livros como “Calu: uma menina cheia de histórias”, lançado pela editora Malê, ao lado da amiga Luciana Palmeira. Neste ano, Cássia lança na Bienal do Livro do Rio de Janeiro a versão em braille do livro “Felipa – Maria Felipa”, outra parceria com Luciana Palmeira, que conta a história de Maria Felipa de Oliveira, personagem lendária do movimento contra os portugueses pela independência da Bahia.
A programação, neste dia, segue pela tarde, e às 14h a escritora independente Sandra Jesus participa do evento na Arena. Já às 16h, a Flilaurinha segue para o Parque Shopping Bahia, onde a contadora de histórias Liliane Pires se apresenta para os pequenos.
Sábado (11), entre 09h e 10h, acontece um bate-papo com a pedagoga e arte educadora Denise Santos, do Teatro Lambe-Lambe . Às 11h, a coordenadora do projeto “Baobá de Histórias – por Literaturas Decoloniais”, Helena Nascimento, assume a programação. Ela é escritora, contadora de histórias de Literatura Negra para Infâncias e pesquisadora de literatura, escrita de mulheres negras e memórias. Às 11h, um novo encontro com a escritora Cássia Valle. Pela tarde, entre 14h e 17h, a brinquedoteca itinerante assume a praça, encerrando a programação.
A programação será marcada também por apresentações teatrais do Pólo de Atores, que atua frente a temas como a educação pública, regionalismo e a preservação do meio ambiente, entre tantos outros.
Programação Simultânea
Enquanto os encontros com as escritoras acontecem marcando a Flilaurinha, outros eventos estarão abertos ao público para visitação. Mostra estudantil de arte com a rede de ensino de Lauro de Freitas, e exposições literárias das escolas acontecem nos dias 09 e 10. Também no dia 10, a apresentação artística do grupo “Criando Asas”, que tem foco na inclusão e na arte, assume a programação. No dia 11, está marcado a palhaçaria com Edvaldo Palhaço e apresentação cultural do “Cangaceiro de Ipitanga”.
Foto: Divulgação/ Assessoria