Evento que acontece a partir das 11h, também contará com cardápio especial e shows do Samba de Última Hora, Djs Queen & Slim, DJ Zimba Selektor e Dj Paulinha e El Cabolg.
Reconhecido por sua fusão única de arte, música e gastronomia, o dia 2 de fevereiro é um marco especial no calendário do Solar Gastronomia. Localizado na Fonte do Boi – 24b, no bairro do Rio Vermelho, onde acontecem as homenagens para Iemanjá, o espaço abraça essa tradição e reforça suas raízes ancestrais celebrando a Rainha do Mar em mais um ano com diversas programações ao longo do dia.
Sob a direção executiva e curadoria da Chef Andrea Nascimento, a casa contará com um cardápio especial All inclusive cuidadosamente elaborado para a ocasião, oferecendo uma experiência gastronômica única, acompanhada por diversos pratos da casa, como a clássica Feijoada de Frutos do Mar, drinks com gin e autorais, cerveja e bebidas não alcoólicas como água, refrigerante e chá gelado de hibisco, além da garantia de conforto em um ambiente climatizado.
Com abertura a partir das 11h, o Solar também terá atrações musicais ao longo do dia. Iniciando com o som da DJ Paulinha, quem assume a festa a partir das 12h, é o envolvente “Samba de Última Hora”, um autêntico baile de samba e música popular brasileira. A roda de samba é permeada por diversas vertentes do gênero e influências de ritmos como forró, carimbó, MPB, frevo e o ijexá.
Como tradição, o espaço terá um momento reservado para o cortejo das oferendas, onde os clientes poderão levar seus presentes para Iemanjá. A partir das 16h30, eles serão inseridos no balaio do Solar e levados ao mar, fazendo a entrega na praia mais próxima ao restaurante.
“Como chef e diretora executiva do Solar Gastronomia, é uma honra proporcionar mais uma edição desse evento especial, destacando não apenas nossa culinária excepcional, mas também a importância de preservar e respeitar tradições que enriquecem nossa cultura ancestral. Convido cada um de vocês a participar desse momento, trazendo seus presentes para Iemanjá”, conta Andrea Nascimento.
Às 19h, o palco será tomado pelo espetáculo “Agolonã”, apresentado pelas talentosas Panteras Negras, Ellen Oléria e Ayana Amorim. A banda, pioneira como a primeira instrumental formada por mulheres negras LBTQIAPN+ do mundo, unirá forças com as vozes das cantoras para uma saudação musical ao início, caminho e continuidade da existência ancestral. O repertório contará com músicas autorais e releituras de grandes artistas da música brasileira. A direção artística do show é de Ziati Comazi, também produtor da Banda Panteras Negras e direção musical de Line Santana, baterista da banda.
Reconhecido por sua fusão única de arte, música e gastronomia, o espaço abraça essa tradição e proporciona aos visitantes uma experiência imersiva, onde a culinária refinada se harmoniza com espetáculos musicais. A data tornou-se um marco no calendário do Solar Gastronomia, simbolizando não apenas uma celebração cultural, mas também a expressão da identidade e diversidade que caracterizam a rica tapeçaria cultural da Bahia.
O restaurante estará todo decorado com elementos que remetem à Rainha do Mar, incluindo a escultura da Iemanjá Multirracial, obra fixa do Solar, feita por Ricardo Fraco e Tarcísio Vasconcelos, peças também de Antônio Rebouças e Hilda Salomão. Além disso, o espaço estará com a exposição “Um barquinho para Iemanjá”, que reúne 25 artistas e 26 obras, entre barquinhos customizados, fotografias e pinturas, sob curadoria do fotógrafo Mário Edson.
Os ingressos do primeiro lote podem ser adquiridos pelo Sympla, através do link: https://www.sympla.com.
Confira a programação:
- Dj Paulinha
- Dj, El Cabolg
- Samba De Última Hora(SdÚH )
- Djs Queen & Slim
- Cortejo das oferendas
- Samba De Última Hora (SdÚH )
- Panteras Negras, Ellen Oléria e Ayana Amorim
- DJ Zimba Selektor
Fotos: Pedro Mota / Leonardo Freire