A exposição que celebra a devoção ao Santo Antônio e a arte brasileira será inicialmente aberta em Porto no dia 25 de maio.
O projeto ANTÔNIOS está prestes a marcar um novo capítulo em sua história com uma programação especial em sua 9ª edição. Este ano, a mostra será realizada em duas localidades distintas: Porto, em Portugal e em Salvador, no Brasil. A exposição, que presta homenagem ao santo casamenteiro, será apresentada entre maio e julho, respectivamente.
A abertura oficial da mostra em Porto está agendada para o próximo dia 25 de maio, com visitação aberta ao público entre os dias 26 de maio e 13 de junho, na Galeria Atelier Geraldes da Silva, na Rua Santo Ildefonso. Será possível visitar a exposição de segunda a sexta das 10h às 13h e das 14h30 às 18h. No sábado, das 15h às 20h.
Enquanto isso, em Salvador, a abertura ocorrerá no dia 31 de maio, com a exposição disponível para visitação de 01 de junho até 15 de julho, no ateliê ME Fotografias, situado no bairro do Santo Antônio Além do Carmo.
O ANTÔNIOS tem como missão honrar e dar voz à devoção local, o que levou à criação deste projeto que se tornou uma tradição para o bairro e para a cidade. Além dos artistas baianos que exibirão suas obras em Portugal, artistas portugueses também marcarão presença com suas obras no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, promovendo um intercâmbio cultural entre os dois países.
Em sua 9ª edição, ANTÔNIOS apresentará uma variedade de ações, com foco na devoção e imagem de Santo Antônio. Os artistas terão liberdade para expressar sua admiração pelo santo seguindo a linha tradicional, assim como também a contemporânea, proporcionando uma diversidade de perspectivas e estilos.
Em Salvador, a mostra coletiva ocupará três salas do Ateliê:
● Sala Frans Krajcberg: Abraçará fotografias.
● Sala Tati Moreno: Exporá obras plásticas.
● Sala Ariano Suassuna e Jardim Frida Kahlo: Apresentará intervenções diversas.
Uma novidade empolgante para esta edição é o desafio lançado aos colaboradores: a criação de um andor para Antônio. Treze artistas plásticos receberão um andor em madeira para construir e finalizar de acordo com sua visão artística, utilizando técnicas e elementos que lhes são familiares.
Embora os icônicos andores brasileiros não estejam presentes na versão portuguesa do projeto, devido a questões logísticas, a exposição apresentará uma seleção diversificada de fotografias, telas e caixinhas com elementos em 3D, promovendo reflexões sobre a devoção e a arte, e contará também, com uma instalação, especialmente criada pela artista plástica Ana Uzêda para a versão de Portugal.
Desde sua concepção, o M.E. Ateliê da Fotografia tem buscado avançar na divulgação da arte brasileira, e o convite para apresentar o projeto ANTÔNIOS em Porto é uma oportunidade única de projetar os artistas brasileiros no exterior.
Mario Edson, fotógrafo e curador cujas obras serão expostas em Portugal e no Brasil, destaca a importância do projeto: “Ao compartilhar a devoção a Santo Antônio em um contexto artístico, estamos honrando nossa história e tradição. Esta será a primeira vez que levaremos o projeto ANTÔNIOS para além das fronteiras brasileiras, e estamos extremamente felizes e honrados por essa oportunidade especial”.
A exposição em Porto marca não apenas o início de uma nova fase para o projeto ANTÔNIOS, mas também uma celebração da arte brasileira e da devoção a Santo Antônio em um cenário internacional.
Dentre os artistas participantes, destacam-se Ana Uzeda, Arthur Fraga, Bernardo Tochilovsky, Daniel Luz, Edna Caldas, Jô Nascimento, Léo Furtado, Lucas Rodrigues, Luzimar Azevedo, Margarita Arize, Mário Edson, Pablo Araújo, Reinaldo Giarola, Filomena Parra, Rita Pinheiro, Teka Portela, Vanderlei Oliveira e Zezé Origamis.
A realização desta mostra só foi possível graças à parceria com a produtora e curadora Cristina Bernardini e a Associação Cultural Atlas Violeta em Portugal, sinalizando um intercâmbio cultural que se fortalecerá em futuros projetos e da SOLE Produções em Salvador. Este evento conta com o apoio valioso da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Foto: Mario Edson