Hambúrguer é o item mais consumido por meio do aplicativo, com 81 milhões de pedidos feitos em 2023
O Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado em 28 de maio, não é apenas uma data para celebrar um dos itens mais consumidos ao redor do mundo, mas também chama atenção para o impacto econômico e social que sua produção tem promovido no Brasil, com um foco particular no setor de delivery. Segundo levantamento do iFood, empresa brasileira de tecnologia, aumentou em 19% as pequenas e médias (PME) hamburguerias no app. Se considerar a entrada de novos estabelecimentos com foco nessa culinária, foram 3 mil novas lojas, sendo que 76% delas são PMEs.
Esse crescimento reflete a quantidade de pedidos de hambúrguer, que é o item mais vendido no aplicativo. Foram 81 milhões de pedidos em 2023, uma média de 154 por minuto. O horário de maior consumo tem sido aos fins de semana à noite. “O Dia do Hambúrguer se destaca não apenas como uma celebração de uma preferência gastronômica, mas também como um momento para refletir sobre o impacto econômico e social no setor de alimentação. Em 2023, vimos o aumento de novas hamburguerias no app, muitas delas pequenas e médias empresas, que encontraram nas plataformas digitais uma ponte para o crescimento”, explica Beatriz Pentagna, líder da área de Restaurante
Os dados divulgados mostram que o iFood tem se tornado cada vez mais uma ferramenta eficaz nesse processo, permitindo que pequenos e médios estabelecimentos prosperem em um mercado competitivo, assim como a 071 Burger, em Salvador. “O iFood foi e cada vez mais tem sido um grande parceiro para nossa hamburgueria. Não tínhamos ideia da imensidão de possibilidades que conseguiríamos por meio da plataforma, que vem contribuindo muito para o crescimento do nosso faturamento. E o melhor de tudo é visualizar que sempre há possibilidade de crescer e buscar mais com o app”, garante José Neto, sócio da 071 Burger, que traz um cardápio com gírias do dialeto baiano.
Outro negócio bem sucedido na capital baiana é a Tá Rebocado, que nasceu em 2016, ainda no formato Food Truck. “No ano seguinte, uma das nossas parcerias nos chamou para montar uma loja física e assim fizemos. Já abrimos implementando o iFood, e fomos crescendo com hambúrgueres, sanduíches e cerveja artesanal. Em 2020, em plena pandemia, mudamos de endereço e fomos para a Barra, além de abrir mais uma loja no bairro do Costa Azul. São as duas lojas que seguimos trabalhando até hoje com lanches clássicos, que costumam agradar. Dessa forma, a gente vem ganhando o mercado”, afirma Thiago Mascarenhas, sócio da hamburgueria Tá Rebocado.
As pequenas e médias empresas já são destaques em todas as categorias do app. Mais de 70% da base de restaurantes cadastrados no iFood é composta por essa segmentação. “O iFood entende o seu papel no suporte à existência e desenvolvimento desses negócios. É dessa forma que também ajudamos a impulsionar a economia local e fortalecemos as comunidades, demonstrando o potencial da tecnologia para gerar benefícios financeiros e sociais”, afirma Pentagna.
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