Marca tem arcabouço de medidas para suporte em casos de calamidade climática, que já apoioumais de 200 mil Consultoras de Belezas em todo oBrasil. Natura reforça que ações humanitárias são essenciais, mas empresas precisam agir nas causas. “Episódios se tornarão mais frequentes se metas de redução de emissões seguirem sendo desprezadas por outras organizações”, pontua diretora desustentabilidade
No início da pandemia, em 2020, a Natura estruturou um protocolo de apoio para casos de calamidades, voltado aobem-estar da sua rede de Consultoras de Beleza, colaboradores, fornecedores e da sociedade civil como um todo. Desde então, a empresa já acionou esta política mais de 20 vezes apenas para crises causadas pelas mudanças climáticas, sendo esta última, no Rio Grande do Sul, a maisabrangente. Ao longo dos anos, mais de 200 mil Consultoras deBeleza de todo o Brasil já receberam suporte da empresa.
Com mais de 80 mil pessoas no estado do Rio Grande do Sul,entre consultoras, líderes e colaboradores diretos e indiretos, a Natura estabeleceu uma robusta plataforma de apoio que inclui incentivos comerciais, doações e suporte humanitário. Aempresa está oferecendo suporte social, médico e psicológicopor meio de telemedicina e de sua Central Social paraConsultoras de Beleza, parceiros e colaboradores. Além disso, tem prorrogado pagamentos de Consultoras ou perdoado dívidas em casos críticos, além de anteciparrecebíveis de fornecedores locais. Haverá ainda a necessidade de reformar o Centro de Distribuição no município de Canoas. A empresa também já doou mais de 10 milhões em produtos de higiene pessoal à Defesa Civil e ao Unicef, além de água e apoio logístico.
A marca lançou uma campanha de arrecadação combinada, conhecida como matchfunding, para ampliar o engajamentoem suporte às vítimas. Cada real doado será dobrado pela empresa, com o objetivo de alcançar R$1 milhão. Esta campanha visa complementar as ações com consultoras mais afetadas pelas enchentes, além de outras iniciativas para a sociedade civil em geral. Nos últimos dias, colaboradores de diversos sites da empresa se mobilizaram para oferecer suporte, arrecadando mais de 5 toneladas de roupas e cobertores através de uma campanha interna.
Em parceria com a Defesa Civil, a marca terá voluntários desua força de vendas em 489 cidades do estado para se tornarem pontos de contato direto, mobilizando outras pessoas da região para ações de apoio, se necessário. “A mobilização e a solidariedade da nossa rede de relações sãoos grandes bens da organização”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de negócios de Natura e Avon no Brasil. “A Natura acredita na força e no poder do coletivo. A emergência climática não se limita a uma geografia, setor, indústria ou marca, e a solução desse problema complexo depende de uma atuação ampla e colaborativa, envolvendo ciência, governos, empresas e sociedade civil”, conclui Leão.
Metas baseadas na ciência e olhar de futuro
Ângela Pinhati, diretora de sustentabilidade da Natura, ressalta que a calamidade das enchentes é umaconsequência direta da crise climática. “Ações humanitáriassão essenciais, mas empresas precisam agir nas causas. O Rio Grande do Sul é apenas a ponta de um iceberg, pois são episódios relacionados: as enchentes no Sul e a seca naAmazônia com os níveis alarmantes de emissões de gasesde efeito estufa, e queimadas tanto no Cerrado quanto na Amazônia. A
Natura tem um olhar não-paliativo, atuamos sistemicamente.Aumentos nas emissões de carbono e adiamentos de metasnão são mais justificáveis”, explica.
“Toda catástrofe requer um plano emergencial de resposta. Noentanto, é crucial que as estratégias de enfrentamento da crise climática sejam igualmente rápidas, proativas e consistentes. Somente assim poderemos mitigar os impactos e prevenir novas ocorrências devastadoras”, enfatiza Pinhati. “A tragédia no estado do Rio Grande do Sul é resultado deum modelo de desenvolvimento predatório ao longo de muitos anos. Mas não precisa ser assim. A Natura é um exemplo de que é possível conciliar desenvolvimento econômico com progresso social e ambiental, promovendo negócios ligados àbioeconomia da sociobiodiversidade”, conclui.
Entre os exemplos elencados pela executiva está o fato daNatura não utilizar em suas fórmulas ingredientes queimpactam negativamente as metas de emissão de carbono.”Ao optar por insumos naturais, conseguimos reduzir significativamente nossa pegada de carbono e promoverpráticas mais sustentáveis. Isso reforça nosso compromissocom a sustentabilidade e a preservação ambiental, ampliandonosso impacto positivo no meio ambiente.”
Desde 2007, a Natura é carbono neutro e tem reduzidosistematicamente suas emissões de carbono e apoiado seus fornecedores nessa jornada. A empresa já evitou a emissão de mais de 1 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera por meio de projetos de inovação de baixo impacto. Além disso, compensou mais de 4 milhões de créditos de carbono de alta integridade, certificados com metodologias estabelecidas que garantem a permanência do carbono armazenado everificáveis quanto ao impacto positivo para compensar asemissões.
Em maio de 2023, a Science Based Targets initiative (SBTi), em colaboração com as Nações Unidas, aprovou a meta de curto prazo da Natura &Co, comprometendo-se a reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa dos escopos 1 e2 em 90% até 2030. “Vamos ainda reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa do escopo 3, decorrentes de bens e serviços, transporte a montante e distribuição, e tratamento no final de vida útil dos produtos vendidos, em 42% até 2030 a partir do ano-base de 2020, em linha com o cenário de 1,5 °C segundo o Acordo de Paris”, enfatiza Pinhati. A executiva ainda reforça que desde 2020 foram reduzidas mais de 30% das emissões.
A Natura avalia os impactos tanto para seus negócios quanto para a sociedade com o Integrated Profit & Loss (iP&L). Além disso, a empresa possui um histórico de metas de Sustentabilidade e ESG robustas e inovadoras que incluem a redução de emissões de CO2, uso sustentável de recursosnaturais e proteção da biodiversidade. “O compromisso daNatura com a Sustentabilidade é contínuo e transparente,refletido em suas ações e relatórios anuais”, explica a diretora. A Natura está sempre disposta a colaborar e compartilharsuas práticas para contribuir com a resiliência das comunidades e a preservação do meio ambiente, assim, deseja continuar sendo um exemplo de responsabilidadecorporativa e sustentabilidade, trabalhando em conjunto para um futuro melhor para todos.
Foto: Divulgação / Natura