Equipamento é pioneiro no país como projeto de primeiro Centro de Interpretação do Patrimônio
A Casa das Histórias de Salvador (CHS) marca presença no 8º Salão do Turismo, realizado no Rio de Janeiro, de 8 a 11 de agosto. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), o evento é uma plataforma estratégica para apresentar ao público as melhores ofertas turísticas do Brasil. A participação da CHS é resultado da cooperação entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil – OEI Salvador, com o objetivo de fortalecer o turismo cultural e destacar Salvador como um destino turístico de relevância mundial.
A CHS é o primeiro Centro de Interpretação do Patrimônio no Brasil, que tem como objetivo promover a educação de forma dinâmica, oferecendo ao público experiências que incentivam a exploração da cidade sob novas perspectivas. Essa inovação coloca Salvador como referência e modelo para outras cidades brasileiras que buscam valorizar e difundir seus patrimônios materiais e imateriais.
No stand da CHS, localizado no pavilhão 03 do Riocentro, há uma maquete tátil do prédio da Casa das Histórias de Salvador, além de vídeos institucionais, distribuição de brindes e vouchers de cortesias. Os visitantes poderão vivenciar, ainda, uma experiência imersiva no interior da CHS através de óculos de realidade virtual.
No Salão, também haverá um espaço dedicado ao afroturismo, no qual Salvador participará com apresentações de capoeira, reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial, degustação de acarajés e rodas de conversa.
Foto: Beatriz Gimenes