Oficina gratuita convida os participantes a explorarem fotografias e imagens impressas utilizando grafismo indígena
No dia 1º de dezembro, domingo, às 14h, a CAIXA Cultural Salvador receberá a Oficina Camadas Visuais, conduzida pela fotógrafa indígena Elis Tuxá. Com uma proposta inovadora, a atividade convida os participantes a explorarem fotografias e imagens impressas, utilizando grafismos indígenas, costuras e desenhos para compor obras repletas de significado e expressão. A oficina será gratuita.
Com duração de duas horas, a atividade prática permitirá que cada participante utilize tintas, canetas e colagens para transformar suas imagens, trazendo à tona influências pessoais e conectando histórias e tradições visuais ao presente. A oficina também serve como um espaço de reflexão sobre o diálogo entre as imagens e as formas de expressão, enfatizando seu papel crucial na preservação das memórias coletivas e na resistência contracolonial.
A oficina está integrada à programação da exposição “Dois Indígenas da Amazônia: Vida e Arte – Duhigó e Dhiani Pásaro”, com curadoria de Nei Vargas e realizada pela Habra, em cartaz na unidade, contando com o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. As inscrições para a oficina estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAANAAVd0_sRUMFBWVkdTMTRLQlEwN01aQ1ZDODdNWU8wWiQlQCNjPTEu&route=shorturl.
Fotos: Elis Tuxá (Elis Tuxá) / Arte com grafismo (Larissa Silva)