Evento itinerante e gratuito finaliza sua primeira edição na capital baiana entre os dias 12 e 15 de dezembro
Após percorrer quatro cidades do Recôncavo Baiano promovendo intercâmbio cultural e destacando os talentos do território, o Recôncavo Afro Festival (RAF) chega a Salvador na próxima quinta-feira (12) e vai até o domingo (15) com uma programação diversificada no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. A entrada é gratuita.
Reunindo múltiplas linguagens artísticas, o Festival contará com exposições de artes visuais e sessões de filmes, mas a música será a protagonista nesta que é a última etapa da primeira edição do evento, que estreou em novembro, em Cachoeira, e passou por São Félix, Maragogipe e Santo Amaro. Com atividades a partir das 16h, o RAF em Salvador promove um encontro entre os Mestres do Reggae Recôncavo, na sexta-feira (13), com show especial de Sine Calmon, Nengo Vieira e Marco Oliveira. O cantor Nathan Gomess, filho do músico Tintim Gomes, que faleceu em 2021, fará um tributo ao pai no dia.
Já no sábado (14), sobe ao palco o Samba de Roda de Dona Dalva, um dos grupos do gênero mais antigo em atividade na Bahia, capitaneado por Dalva Damiana, de 97 anos, sambadeira, cantora, compositora e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). No domingo, um dos destaques será a apresentação de Beatriz Sena e a Cadência Afro Latina, banda liderada pela percussionista de 20 anos que foi a campeã do reality TimBrown, tornando-se a musicista mais completa da Bahia.
O Recôncavo Afro Festival leva ainda para Salvador os tradicionais grupos de músicas instrumentais da região: a Orquestra Jovem do Recôncavo, Sexteto da Orquestra Reggae e a Orquestra Afrolatina de Ska – Skanibais. A grade do evento conta ainda com apresentações de dança do grupo EX13 e dos Mascarados de Maragogipe, tradição carnavalesca tombada como patrimônio cultural do estado.
“Um dos maiores objetivos do RAF é criar oportunidades de visibilidade para os artistas do Recôncavo, então Salvador será um importante palco para conectá-los ao público e, consequentemente, fomentar a produção de arte e cultura do território. Estamos muito felizes em poder levar um pouco da potência e da riqueza cultural do Recôncavo para a capital”, disse Luciana Brasil, coordenadora-geral do evento.
O Recôncavo Afro Festival é uma idealização da Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio da Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. O projeto recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e Superintendência de Fomento ao Turismo.
SERVIÇO
Recôncavo Afro Festival – etapa Salvador
Quando: 12 a 15 de dezembro
Onde: Largo Pedro Archanjo, Pelourinho
Entrada: Gratuita
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA – 12/12
Espaço: Largo Pedro Arcanjo
18h – Abertura do Festival
18h20 – Sessões de filmes
MOSTRA SER | Curta-metragem
Tá fazendo sabão. Direção: Ianca Santos de Oliveira
O L é de lésbica. Direção: Juh Almeida
Eu, negra. Direção: Juh Almeida
MOSTRA MELHOR IDADE | Curta-metragem
A velhice ilumina o vento. Direção: Juliana Segóvia
O dia de Jerusa. Direção: Viviane Ferreira
19h30 – Abertura da exposição de artes visuais com Matheus
Freitas, Ludimila Santana, e Camille Moreira da Silva
SEXTA-FEIRA – 13/12
Espaço: Largo Pedro Arcanjo
Apresentações Musicais:
19h – Os Skanibais
20h – Nelma Marks
21h – Mestres do Reggae Recôncavo: Nengo Vieira, Sine
Calmon e Marco Oliveira
22h – Nathan Gomess canta TinTim Gomes
SÁBADO – 14/12
Espaço: Largo Pedro Arcanjo
Apresentações Musicais
16h – Gêge Nagô
17h – Fábio do Trombone
18h – Orquestra Jovem do Recôncavo
19h – Samba de Roda de Dona Dalva
20h – Samba do Lu e convidados
DOMINGO – 15/12
Espaço: Largo Pedro Archanjo
Apresentações Musicais
16h – Grupo EX13
16h40 – Waha Macy
17h20 – Os Mascarados de Maragogipe
18h – MC Jayne
18h40 – Beatriz Senna e a Cadência Afrolatina
19h40 – Sexteto da Orquestra Reggae
Foto: divulgação/ RAF