Notícias

Chitãozinho e Xororó 50 anos: Com especial na Globo e turnê histórica, projeto traz tendências para os grandes eventos

É impossível pensar em sertanejo sem lembrar de Chitãozinho e Xororó como referência e pioneirismo no mercado de eventos e mega shows. Com milhões de fãs e uma coleção de sucessos, a dupla apresenta em 2022 a turnê inédita “50 anos – Por Todos os Tempos”. Responsável pela identidade visual de todo o projeto, a Estalo, agência de marketing 360º, em conjunto com a Live Talentos, trabalhou na concepção gráfica de cada detalhe, trazendo as principais tendências para a retomada dos grandes shows no Brasil, como o marketing de nostalgia, recursos que demonstram inovação e pioneirismo e produtos que vão além dos shows.

Com o foco em retratar uma narrativa cronológica, que mostra a estrada percorrida pelos irmãos na música, o objetivo do projeto é comemorar os 50 anos de carreira da dupla e entregar experiências emocionantes e modernas ao público – carente de entretenimento e cultura há dois anos.

Muito além do show

A turnê mundial – que irá passar por, pelo menos, 20 cidades brasileiras e quatro americanas: Orlando, Miami, Boston e Nova Iorque (em um dos principais palcos do mundo, o Radio City Music Hall) – é apenas uma parte da comemoração dos 50 anos de carreira de Chitãozinho e Xororó.

Dentre as outras ações que compõem o projeto, estão:

  • Série ficcional: trará partes da história dos artistas, misturada a elementos imaginários;
  • Especial na Rede Globo: com pontos importantes da trajetória dos artistas e o legado deixado para todas as gerações.

“Temos muito orgulho de tudo o que compartilhamos nesses 50 anos e seria injusto dizer que resumimos em apenas um show. Ele é um espetáculo em sua essência, e é só uma parte de tudo o que planejamos para comemorar um marco tão importante para nós”, conta Xororó.

Marketing de nostalgia 

50 anos não são cinco semanas ou cinco meses. Então, para conquistar o coração dos fãs-raíz, a Estalo apostou em elementos nostálgicos para criar a identidade visual do projeto e promover sensações agradáveis ao público.

A nostalgia está na moda e por toda parte, com a releitura de novelas, músicas, filmes, roupas, livros e até receitas afetivas. “A ideia de trazer os bons tempos de volta possibilitou a criação desse projeto tão grande e especial. Isso garante maior engajamento dos fãs de carteirinha e a curiosidade e a vontade de pertencimento daqueles que, com certeza, já curtiram alguma música de Chitãozinho e Xororó em momentos alegres e felizes”, explica a sócia-diretora da Estalo, Maíra Holtz.

“Ao longo de todos esses anos como dupla, fortalecemos nossa relação com os fãs, que, desde o início, são imensamente receptivos e carinhosos com a gente. Esse projeto não é só uma celebração nossa, é também um presente para eles”, completa Chitãozinho.

Tecnologia e Inovação

Também reconhecidos como pioneiros em lançamentos e novos projetos, Chitãozinho e Xororó não poupam esforços para entregar o que há de mais moderno para os fãs e não têm receio de arriscar em ideias futuristas e grandiosas.

Por isso, ao planejar a ação, a Estalo também utilizou os elementos gráficos para mostrar a modernidade e a ousadia do projeto. “Essas características estão estampadas na identidade visual desenvolvida para superar as expectativas do público na volta dos grandes eventos presenciais”, diz Maíra.

Retomada dos shows

A turnê em comemoração aos 50 anos de Chitãozinho e Xororó também marca a retomada dos grandes shows presenciais no Brasil após dois anos de isolamento social devido à pandemia de Covid-19.

Esse fator gera uma expectativa alta tanto no público quanto nos artistas e em toda a equipe de produção. “Estamos trabalhando nisso há bastante tempo, com todo nosso cuidado e dedicação para que tudo saia do jeitinho que sonhamos”, conta Chitãozinho. “Estamos ansiosos para estrear e mais ainda para reencontrar as pessoas que sempre nos apoiaram”, complementa Xororó.

De acordo com a sócia-diretora da Estalo, a volta dos grandes eventos colabora com toda a cadeia produtiva. “Todos nós tivemos que nos reinventar. Mas sabemos que o segmento foi muito afetado e milhares de empregos temporários deixaram de ser gerados. Estamos muito empolgados com a retomada presencial dos shows e prontos para colaborar com o restabelecimento do setor de eventos”, explica Maíra.

Chitãozinho & Xororó em números

  • Mais de 40 milhões de discos vendidos;
  • 39 álbuns inéditos e 10 DVDs;
  • Centenas de discos de ouro, platina e diamante;
  • Dezenas de prêmios na música, incluindo 5 Grammys;
  • Mais de 6 mil shows;
  • Público estimado em 100 milhões de pessoas;
  • Mais de 100 mil pessoas em um único show;
  • 1,8 milhão de vendas em um único disco;
  • Mais de 400 músicas gravadas;
  • Mais de 70 campanhas publicitárias;
  • Envolvimento em mais de 150 projetos de responsabilidade social;
  • Parcerias com mais de 100 nomes da música nacional e internacional;

Foto: Divulgação