Um show de cores, performance e muito close, assim foi o retorno do Afrobapho – A Festa ao Pelourinho, que trouxe para o Largo Pedro Arcanjo, no último sábado (17), artistas da cena LGBTQIAPN+ de Salvador. Promovido pelo coletivo Afrobapho, o evento foi dividido em apresentações musicais, dança e arte drag.
A programação começou às 17h, com um aulão de dança comandado por representantes da cena ballroom/vogue baiana. O grupo Afrobapho Dance, AH Teodoro, Kay Okan e Mamba Mavamba também apresentaram seus talentos.
Com apresentação das drags Ferah Sunshine e Sasha Heels, os agitos musicais iniciaram a partir das 19h, com a DJ Paulilo Paredão. As artistas Evylin, A Deusa, Malayka SN, Tia Carol, DICERQUEIRA, Vittor Adél, Salutari também se apresentaram no palco da Pedro Arcanjo. A festa foi finalizada com o show da artista drag Shay Rizzo, que foi ovacionada pelo público.
Com o objetivo de celebrar a diversidade e a ancestralidade através da arte, o Afrobapho – A Festa estreou em 2016 nos espaços culturais da capital baiana, e, desde então, acumula mais de 10 edições. De acordo com Alan Costa, diretor do coletivo AfroBapho, a festa é uma plataforma de visibilização das e dos artistas que subvertem os padrões:
“A Festa vem com a proposta de ser um lugar seguro para dançar, se divertir e apreciar o talento de corpos dissidentes da nossa cena cultural. Muitos desses artistas não ganham espaço para se apresentarem em eventos e festivais que ocorrem em Salvador, por isso, criamos o Afrobapho – A Festa para evidenciar esses talentos que são invisibilizados. Além disso, os artistas e convidados fazem parte de uma rede de apoio e conexão que criamos para nós fortalecer mutuamente”, disse Alan.
O Afrobapho – A Festa foi produzido pela Vestido de Palha Produções com apoio do Governo do Estado.
Foto: Divulgação
Adicionar comentário