Notícias

Nação Zumbi apresenta “MangueFonia” em comemoração aos 30 anos do Manguebeat no projeto MPB em Movimento

O grupo pernambucano Nação Zumbi apresenta o show “MangueFonia” em celebração aos 30 anos do Movimento Manguebeat. A apresentação marca a retomada presencial do MPB em Movimento, projeto que tem patrocínio da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e acontece no dia 15 de outubro, às 18 horas, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.

O projeto reúne no palco os principais representantes do movimento: Jorge Du Peixe, Dengue, Toca Ogan, Marcos Matias e Gustavo Da Lua (Nação Zumbi), Fred 04 (Mundo Livre S/A), Siba (Mestre Ambrósio), Cannibal e Neilton (Devotos), Fábio Trummer (Eddie) e ainda os filhos do Mangue, Vicente Machado (Mombojó) e LOUISE (filha de Chico Science).

Festejar. Esta é a palavra exata para expressar o sentimento, bem como traduzi-lo em todas as imagens possíveis e imagináveis, partindo de uma das diretrizes mais claras e diretas estabelecidas pelas cabeças inquietas dos criadores do Movimento Mangue. E como disse o Dr. Charles Zambohead, aqui reverenciado como Chico Science: A diversão levada a sério.

Já se vão 30 anos desde a criação do seu Manifesto pelas mãos do então jornalista Fred Montenegro e tudo que envolve esta turma de amigos das cidades do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Parece que ainda está no início, ou seja, em pleno desenvolvimento, afinal trata-se de um Movimento cultural que muda, adapta-se dialogando com as várias linguagens urbanas e suburbanas juntamente com seus agentes.

Com o intuito de comemorar a longevidade e celebrar a existência da atitude que ousou mudar os rumos das culturas Pernambucana, Nordestina e Brasileira, foi formado o conceito da MangueFonia, uma junção de vários expoentes da cena Mangue, idealizado e capitaneado pelos agentes da Afrociberdelia Jorge Du Peixe e Dengue (ambos integrantes originais da Nação Zumbi).

DENGUE no baixo, TOCA OGAN, MARCOS MATIAS e DA LUA nas percussões, tambores da banda NAÇÃO ZUMBI, NEILTON da banda DEVOTOS na guitarra e VICENTE MACHADO da banda MOMBOJÓ na bateria integram essa banda que recebe para dividir os vocais: JORGE DU PEIXE (NAÇÃO ZUMBI), SIBA VELOSO (MESTRE AMBROSIO), FRED 04 (MUNDO LIVRE), CANNIBAL (DEVOTOS DO ÓDIO), FÁBIO TRUMMER (EDDIE) E LOUISE, com a finalidade de executar os clássicos que marcaram a história de seus grupos e dar um passo à frente, apresentando novas canções de seus últimos trabalhos, e apontando novas direções.

O show de abertura do evento ficará por conta do cantor Igor Gnomo apresentando as canções do projeto Formiga Preta com o melhor da música instrumental em construções identitárias, repleto de gifs de guitarra no melhor do jazz rock nordestino.

 “Retornamos ao presencial com o projeto MPB em Movimento, após um hiato de dois anos com a pandemia do Covid, tendo ainda realizado de forma segura algumas edições virtuais e agora teremos o privilégio de celebrarmos os 30 anos do Manguebeat com esse show histórico em solo baiano“, comemora Dalmo Peres, diretor da Caderno 2 Produções, empresa responsável pelo projeto.

Serviço – Nação Zumbi apresenta: MangueFonia/ Abertura Igor Gnomo

Data: 15/10 (sábado)

Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves – Salvador (BA)

Horário: 18h

Ingressos: R$ 40,00 / R$ 80,00

Desconto de 40% para assinantes do Clube Correio

Vendas: MANGUEFONIA – NAÇÃO ZUMBI E CONVIDADOS – Sympla Bileto – Compre seu ingresso online e bilheteria do Teatro Castro Alves

Classificação indicativa: 16 anos