A estátua de Mãe Stella de Oxóssi, em Stelle Maris, foi incendiada na madrugada desta domingo (4). A parte da obra que representava a yalorixá, morta no final de 2018, ficou completamente destruída. Ainda não há informações sobre a causa do fogo.
A escultura do artista plástico Tatti Moreno, morto em julho deste ano, foi feita em 2019, em homenagem a Mãe Stella. A yalorixá morreu aos 93 anos em dezembro de 2018. Ela era uma das principais representantes do Candomblé e mães de santo do país.
De acordo com o gestor, o ato foi fruto de “intolerância religiosa”
“Lamentável o incêndio criminoso na estátua de Mãe Stella de Oxóssi, ocorrido nesta madrugada. Não é a primeira vez que esse símbolo passa por uma situação de vandalismo atrelado à intolerância religiosa”, escreveu Reis na tarde deste domingo. Em setembro de 2019, a escultura já havia sido pichada.
A prefeitura abriu um inquérito para investigar o fato e informou que já determinou a recuperação da estátua. “Estamos apurando o caso para que os responsáveis sejam identificados e punidos. Já estamos registrando o boletim de ocorrência e determinamos a remoção da estátua para que seja recuperada”, afirmou, em nota.
Lamentável o incêndio criminoso na estátua de Mãe Stella de Oxóssi, ocorrido nesta madrugada. Não é a primeira vez que esse símbolo passa por uma situação de vandalismo atrelado à intolerância religiosa.
— Bruno Reis (@brunoreisba) December 4, 2022
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Adicionar comentário