O frescor da nova música baiana vai estar presente no Festival Virada Salvador 2023. O evento chega nesta edição com um palco onde circulam nomes da cena contemporânea da Bahia. O palco Brisa – que recebeu esse nome por conta da proximidade com o mar da capital baiana – será ativado no dia 28 de dezembro e terá diversas atrações até o dia 1° de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. Entre as atrações os jovens cantores GUEDEZ, idealizador do SOTEROPAGOTRAP, e a cantora DAI.
A intenção do “Brisa” é unir um local inspirador à música feita atualmente pelos baianos para o mundo. A curadoria do palco foi do produtor Alex Pinto, gestor de carreiras de artistas como Àttooxxá e Afrocidade.
“Sem sombra de dúvidas o palco Brisa abrilhanta a nossa festa. Somos ecléticos e cheios de talentos que despontam nos quatro cantos da nossa cidade. Enaltecer a nova cena é enaltecer o presente e o futuro de nossa cultura.”, declara o prefeito Bruno Reis.
Nos três primeiros dias de espetáculo, o Brisa traz um projeto mais diverso, contemplando uma gama de vertentes da música, como o pagode, samba, rap, ijexá, pagotrap e reggae, além da música eletrônica que vai rolar durante os intervalos das bandas. No dia 31, o palco Brisa homenageia as mulheres, em uma programação que contempla grandes vozes e projetos da força feminina, pensando na potência dessas artistas, abrindo as portas do ano de 2023 em Salvador. Já no dia 1° a curadoria do palco leva para o público uma programação com a cena mais urbana de Salvador, com nomes do rap, trap e hip hop soteropolitano.
Para o cantor, compositor e beatmaker GUEDEZ, que participa como convidado do grupo “Não Pode Ser Nada”, está na grade vale muito para apresentar o ‘novo’ à cidade. “Criamos o primeiro festival de trap e pagotrap de Salvador, o SOTEROPAGOTRAP que compartilha da mesma ideia do palco Brisa, por isso a importância de tocar lá!” Contou.
Alguns dos shows que serão realizados no Brisa acontecem pela primeira vez, a exemplo do jovem talento Felipe Barros, que convida Márcia Castro; Gibi e Sistema Paggotrap convida DAI; Afrocidade convida Shook; e Vandal convida Áurea Semiseria. Além disso, nomes que foram revelação ao longo do ano também se apresentam no palco, a exemplo de O Kanalha, Melly e Oh Polêmico.
O Festival Virada Salvador é uma realização da Prefeitura com patrocínio da Brahma, Bradesco, Salvador Shopping e Maquininha Justa.
Programação:
28 de dezembro
DJ Peuz
DJ Xirita
Dja Luz + Nara Couto
OQuadro + Eloah
Não Pode Ser Nada + GUEDEZ
ÀTTØØXXÁ
Filhos da Bahia
29 de dezembro
DJ Peuz
DJ Alvaro Réu
Fora da Mídia + Maíra Lins
Felipe Barros + Márcia Castro
Laiô e Pedro Pondé
Gibi e Sistema Paggotrap + DAI
Oh Polêmico
30 de dezembro
DJ Peuz
DJ Pivoman
Mavi
Roça Sound
Afrocidade + Shook
O Kanalha
Diggo
31 de dezembro
Gabi da Oxe + Maya e Bel4triz
Sambaiana e Ju Moraes
Nêssa
Melly
A Dama
Dj Belle + Nininha Problemática
1º de janeiro
Bruxa Braba
Hiran
Makonnen Tafari
Mr Armeng
Duquesa
Ravi Lobo
Vandal + Áurea Semiseria
Foto: divulgação