Gastronomia

Conheça vinhos que combinam com os pratos típicos da ceia natalina

Com a proximidade das festas de fim ano, as pessoas começam a se preparar para receber a família e amigos, e compartilhar os deliciosos pratos típicos da ceia de Natal. No entanto, muita gente fica perdida na hora de combinar as bebidas com as iguarias tradicionais da data. Pensando nisso, o sommelier do Empório Coisas de Minas dá dicas simples de harmonização com os vinhos mineiros para um jantar clássico e com muito sabor.  

Para a estrela da ceia natalina, o peru assado, uma boa pedida é o vinho Cabernet Sauvignon, que impressiona pela boa estrutura, taninos equilibrados e sabor marcante. Outra carne que tem sempre um lugar de destaque na mesa durante as celebrações de fim de ano é o tender. O pernil de porco defumado combina com um vinho de sabor menos intenso e acidez elevada, como o Merlot. O paladar equilibrado da bebida, com textura aveludada, boa persistência, se completa quando harmonizado com carnes e queijos de sabor delicado e com um teor a mais de gordura.

O bacalhau de forno também é um prato comum no Natal. Que tal experimentá-lo com um vinho branco, de acidez marcante, tal como o Sauvignon Blanc? A boa expressão aromática da bebida lembra as frutas frescas como maracujá, pêssego e pêra, além de um leve toque de especiarias. Este rótulo também é ideal para acompanhar o salpicão, aperitivo que costuma ser servido neste período do ano. Já o panetone, um dos mais tradicionais símbolos da época, harmoniza perfeitamente com o sabor  leve, fácil de beber, refrescante, paladar doce e extremamente frutado do espumante Moscatel.

No Empório Coisas de Minas, os apreciadores podem contar com as bebidas da Luiz Porto Vinhos Finos e da linha Dom de Minas, que são produzidos no Sul de Minas. A localização permite que as mudas de uvas importadas da França expressem ao máximo sua qualidade.

Foto: Divulgação