Música

Estreia das Timbaladies no Carnaval da Bahia foi marcada por emoção e alegria

Uma estreia marcada por muita alegria, sorrisos e emoção! Foi assim que as TIMBALADIES, deram os primeiros passos da sua trajetória no Carnaval da Bahia. O movimento percussivo, criado pelo cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, em homenagem aos 30 anos da Timbalada, mostrou a força e a musicalidade feminina, na avenida, e encantou por onde passou.  Puxaram com louvor, três blocos, Timbalada, Ibejí e Kimarrêi, e agitaram o público da San Folia. Todas as apresentações regadas à música, energia em alta e animação. Não poderia ter sido diferente diante de tanta pérola reunida. Só as feras! A banda Timbaladies traz a  potência das vocalistas Patrícia Gomes, Amanda Santiago e Paula Sanffer, que fizeram história na Timbalada e hoje seguem fazendo parte da família “Carlinhos Brown”;  e  todo groove do timão de grandes musicistas que as acompanham. São elas: Erica Sá (timbal e vibrafone), Viviam Caroline (surdo), Carla Rogério (surdo), Sandra Ribeiro (dimbê),  Érica Amorim (meio surdo), Meire Jane (bacurinha), Elem Silva (bacorinha), Tainá Carvalho (timbal), Aline Santana (bateria), Alana Oliveira (timbal) e Amanda Cristina  (Guitarra). “Nosso carnaval foi maravilhoso! Que venham outros, outros e outros. Foram várias emoções misturadas:  ansiedade, euforia e gratidão”, conta Patrícia Gomes. Neste verão, o grupo contou com a presença da jovem cantora, Milly Vitória, que fez participação em algumas apresentações.

Para Amanda Santiago, o carnaval das Timbaladies foi de nascimento, renascimento, de encontro e reecontros: “Uma satisfação imensa cantar  com as Timbaladies em palcos, em trios elétricos; apresentar o nosso som – um som que nasce com 30 anos de história, representando o Universo Timbaleiro, os Timbaleiros de Plantão. Vivi momentos especiais e inesquecíveis! E, ainda tive honra de cantar com meu pai, o cantor Lui Muritiba, no Show DE LÁ PRA CÁ”. Sem falar no prazer que sentiu ao ser convidada novamente por Brown, dessa vez para cantar com  Baby do Brasil e Pepeu Gomes. “Foi muito difícil conter a emoção. Foi um carnaval especial e que fica para a história da Amanda Timbaleira, Amanda Timbaladies, Amanda filha e Amanda fã”, comemora a vocalista.

A cantora Paula Sanffer afirma estar muito feliz com sua  participação no Carnaval de 2023 de maneira diferente dos outros anos. “Não tenho nem palavras para expressar minha gratidão e contentamento ao cantar para os foliões ao lado das Timbaladies. Meu coração se encheu de emoção. Foi algo extraordinário. A energia e a alegria nos contagiaram. Agradeço a Deus pela saúde, pela vida, pela voz; ao Cacique Brown e toda produção das Timbaladies. Foi um excelente carnaval”, celebra Paula Sanffer. 

A MARATONA

As Timbaladies iniciaram sua maratona carnavalesca na quarta(15), de pré-carnaval, agitando o Bloquinho da San, no Largo da Tieta, Pelourinho. No sábado, puxaram os foliões mirins do Bloco Ibejí – que fez seu 25º desfile na folia de Momo. “Me emocionei bastante. Depois de tanto tempo no carnaval, esse é o primeiro bloco infantil que participo. Adorei a experiência de cantar para as crianças. Vê-las curtindo essa grande festa, foi contagiante. Uma experiência única. Dei  o meu melhor!”, disse Patrícia Gomes, que também expressou a sua felicidade  por ter voltado a se apresentar no carnaval de Salvador, após anos se apresentando, nesse período, em outras cidades.

A convite de Carlinhos, no domingo de carnaval, Patrícia, Amanda e Paula, acompanhadas por algumas das musicistas da banda, e ao lado dos Timbaleiros Lendários, Xexéu e Ninha, animaram os timbaleiros de plantão, que estavam saudosos e ávidos para curtirem a volta do Bloco Timbalada. “Nesse momento, pensei que meu coração não ia aguentar de tanta emoção (risos). Aproveito para agradecer Deus, por me permitir estar ali com meus amigos; Agradeço a Carlinhos Brown, Ivanna Soutto e a todos os envolvidos”, completou Patrícia. Na terça elas pegaram a estrada e embalaram os associados do Bloco Kimarrêi, em Barreiras. 

Já em Salvador, o grupo se prepara para o lançamento do primeiro álbum.  Timbaladies nasce para deixar sua marca e fazer jus à história da música baiana. 

A banda reúne gêneros musicais pilares de grupos percussivos, como samba duro, samba-reggae e ritmos criados pela própria Timbalada, tais como tamanquinho, aremba, pixote, charminho e funk ijexá.  No carnaval, elas apresentaram um repertório com sucessos já conhecidos por multidões, incluindo hits do momento. “Toneladas de Desejo”, “Cadê o Timbau”, “Toque de Timbaleiro”, “Tim eu quero ser seu bem”, “Tá na Mulher”, “Deus é Percussão”, “Minha História”, “É D’Oxum”, “Mimar Você”, “Bossa Nova do Sertão”, “Giro Mundo”, “Mãe de Samba”, “Motumbá”, “Obaluaê”, “Cachaça”, “Banho de Cheiro”, “Maimbê”, “Dandalunda”, “Canto pro Mar”, “Faraó”, estão entre as músicas que fizeram o folião se arrepiar, pular, dançar e matar a saudade da maior festa popular do planeta.