A Empresa Salvador Turismo (Saltur) está apoiando mais uma edição da Feira de Arte e Artesanatos Adaba – IX Semana do Artesão, promovida pela Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba) entre a partir deste sábado (18) até 26 de março. na Praça 2 de Julho, no Campo Grande. O evento levará muita arte, cultura, culinária e lazer para o local, diariamente, das 10h às 20h30, exceto no primeiro dia (próximo sábado), quando o início será um pouco mais tarde (às 14h).
Estão previstas programações de dança, teatrais e musicais, como a de voz, violão e percussão de Pachequinho e Paulo, que prometem agitar o público no sábado, das 17h às 20h, com a sua apresentação Kombarte (um palco em cima de uma Kombi). O repertório terá canções da MPB e Axé Music, entre outras vertentes.
No domingo, será a vez da apresentação de Kiko Sanches, das 12h às 15h, com pausa para uma confraternização, e retorno ao show, das 17h às 20h. Um aulão gratuito de zumba, promovido por um grupo de Candeias, também está sendo planejado para o período.
“Eventos como esse projetam os artesãos e, principalmente, as artesãs, que são quem mais compõem o nosso quadro. Uma média de 95% dos nossos associados são compostos por mulheres, que se sustentam e também a sua família, ou seja, são provedoras. Portanto, esse é um projeto social que consegue alcançar muitas pessoas e que tem uma importância muito grande, principalmente para as artesãs do interior, que passam a contar com esse suporte”, conta Rosane Carvalho, secretária-geral da Adaba e culinarista vegana da feira.
Ela acrescenta que a Adaba faz feiras o ano inteiro em muitas praças e que essa realização representa um apoio muito importante ao artesão. “O artesão é uma das profissões mais antigas do mundo inteiro e que ainda enfrenta desafios. O objetivo da nossa Associação é justamente valorizar esses profissionais do Estado por meio dessas feiras em diferentes praças públicas, ajudando-os a escoar suas mercadorias”, acrescenta Rosane.
A feira – A Feira de Arte e Artesanatos Adaba é um evento anual em homenagem ao Dia do Artesão, comemorado no dia 19 de março. Serão nove dias de homenagens aos artesãos e de reconhecimento ao seu trabalho. A expectativa é que 200 artesãos divulguem os seus produtos e que cerca de 7 mil pessoas passem pelo local diariamente no período da feira.
Serão expostas diversas peças artesanais, a exemplo de roupas, acessórios e produtos reciclados, objetos do colecionismo e plantas. Além disso, o evento terá uma praça de alimentação com culinária tradicional e vegana. Será possível experimentar feijoada, dobradinha e comida baiana vegana, por exemplo.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom