Com 23 participantes inéditos na 16ª edição do Comida di Buteco, em Salvador, os butequeiros vem colocando à prova toda criatividade, identidade e originalidade na competição que além dos petiscos, avalia atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Participando pela primeira vez, Adneia Góis, dona do Fuzarka Bar, conta que a experiência do Comida di Buteco vai além do aprendizado no estabelecimento. “Tem sido gratificante conhecer pessoas novas. As pessoas vêm na minha casa procurar o pastel de rabada, meu prato concorrente. Várias lições do Comida di Buteco eu levo para o meu bar e para minha vida, a gente aprende muita coisa. Eu já me sinto vitoriosa.”
Com valor fixo de R$30,00 por prato, os petiscos devem ser baseados no tema escolhido para 2023: ervas e especiarias. Comandando o Boteco do Bigu, Leandro Santos, que sempre sonhou em estar no concurso, diz que a clientela já pediu para o prato participante virar opção fixa do cardápio.
“O concurso está sendo uma experiência muito boa e gratificante, estamos muito felizes com essa participação. Tínhamos essa vontade de estar no CdB a muito tempo e esse ano deu certo. Hoje os nossos clientes estão bem satisfeitos, gostando do prato, pedindo para deixar no cardápio, fazendo diversos elogios. E trouxe muita gente para cá. A competição está sendo uma grande oportunidade, esperamos ter um bom resultado, mas só em estar no Comida di Buteco a gente já se sente vencedor”, comemora.
Max Rogers, coordenador regional do CDB, fala sobre a importância de dar espaço a novos bares na competição. “Recebemos muitas indicações de estabelecimentos através das nossas plataformas de comunicação. E falando um pouco de uma das regras do nosso concurso, 20% da base de bares participantes é desclassificada a cada ano, abrindo justamente novas oportunidades de butecos interessados em participar. Mas o principal objetivo é trazer novas histórias ao público, nos do Comida di Buteco costumamos dizer que somos ‘garimpeiros de histórias’. Buscamos contos de empreendedores que agregam, enriquece o concurso com relatos de gerações, relatos de mulheres fortes à frente do negócio vencendo todos os desafios que é ser dona de um bar, ou seja, isso que nos faz acordar e falar todos os dias que o projeto do CDB agrega e muda vidas. Mudar vidas faz parte de nosso propósito e estamos animados com a possibilidade de dar destaque e ajudar a crescer ainda mais comércios”, conclui.