Notícias

Salvador é a quarta capital a receber a 16ª edição do festival Latinidades; saiba detalhes

La Dame Blanche, Slam das Minas e Samba Ohana estão na programação do primeiro Festival Latinidades em Salvador

alvador é a quarta capital a receber a 16ª edição do festival Latinidadesentre os dias 29 e 30 de julho, na Praça Quincas Berro D’Água, Pelourinho. Com patrocínio de Natura Musical e apoio do Unfpa, do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial dos Povos e Comunidades Tradicionais, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, o evento é responsável por ampliar a visibilidade do 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha no Brasil e chega à capital baiana com o II Concerto Internacional contra o Racismo: Pelos Direitos das Mulheres Negras. O evento já passou por Brasília, entre os dias 6 e 9, Rio de Janeiro, no dia 15, São Paulo, de 21 a 23, e encerra em Salvador, neste final de semana, 29 e 30 de julho.

Considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina, envolvendo anualmente todas as regiões brasileiras, com crescente participação internacional (mais de 20 países), o Latinidades é uma iniciativa continuada de promoção de equidade de raça, gênero e plataforma de formação e impulsionamento de trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.
 

Idealizado por Jaqueline Fernandes, o Latinidades é um encontro multilinguagens que busca desenvolver diálogos com o poder público e com organizações não-governamentais, movimentos sociais e culturais, universidades, redes, coletivos e outros grupos. É um espaço para convergir iniciativas do estado e da sociedade civil relacionadas ao enfrentamento de racismo, sexismo e promoção da igualdade racial.
 

Tendo a arte e cultura como ferramenta de ações para promover a igualdade de raça e gênero, o Festival Latinidades aposta na programação cultural com atrações nacionais e internacionais em sua edição baiana. O programa se inicia com a Banda Panteras Negras e Slam das Minas Bahia na Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, e segue com Vox Sambou, ENIO IX, Samba Ohana, La Dame Blanche, Rocky Dawuni, Shirley Campbell, William Cepeda e Masauko Chipmbere.

Também a vida econômica e social foi incluída no planejamento do Latinidades, que terá uma área reservada para a Feira de Empreendedorismo Negro, apresentando conteúdos, produtos e serviços de empreendedores pretos.

O Festival Latinidades foi selecionado por Natura Musical, no Edital 2023, ao lado de nomes como Brisa Flow, Stefanie, Cantos Sagrados Kariri-Xocó, Circuito Manacaos, Malka Julieta e Quilombo Groove. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.

Fotos: Maxi Guterman, Divulgação, Divulgação