Após passar pelo Rio de Janeiro, Favelinha em Ação promete dar vez e voz aos diversos talentos periféricos da Bahia e de Belo Horizonte
Potencializar a arte e a cultura das favelas brasileiras. É com esse propósito que o projeto “Favelinha em Ação”, idealizado pelo Centro Cultural “Lá da Favelinha”, rompeu os limites do Conglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), e partiu em uma missão itinerante pelo país. O projeto, que celebra a produção cultural e o empreendedorismo de quebrada, desembarca em Salvador no próximo dia 16 (sábado) para provar, mais uma vez, o sucesso da mistura de Minas com Bahia.
A programação gratuita acontece no Acervo da Laje, das 15h às 21h, e inclui atrações para todos os gostos. A música fica por conta da mineira Teffy Angel e do soteropolitano SMPLSMENTE, que vão dominar o palco em um show dançante de tirar o fôlego. O público também vai se divertir com a Disputa Nervosa de Passinho, com a participação de Negona e Vitinho – integrantes do Lá da Favelinha – e refletir em bate-papos de alta qualidade sobre empreendedorismo e cultura periférica, comandados pelo MC, empreendedor social e multiartista Kdu dos Anjos. “Está sendo uma experiência incrível poder rodar o Brasil para promover esse intercâmbio cultural entre as comunidades. Após uma primeira edição 100% online, em 2021, – que somou mais de 100 mil visualizações em conteúdos no youtube e redes sociais – poder fomentar a cultura mineira e hip-hop para além dos nossos morros e montanhas, ouvir novos sotaques, novas histórias e dar palco a artistas que enriquecem o cenário musical do país é uma realização”, revela Kdu.
A nova fase itinerante do projeto é fruto de uma parceria do Centro Cultural Lá da Favelinha com A Macaco Indústria Criativa e tem a missão de conectar, dar visibilidade e impulsionar os talentos originados em comunidades periféricas, desmistificando esses espaços e criando um terreno fértil para o seu legado. “O Favelinha em Ação é um projeto construído com carinho e cuidado com o objetivo de tornar a cultura mais democrática. Queremos que as pessoas olhem com respeito para toda a produção cultural e econômica gerada pelas periferias e compartilhem ideias e modelos que têm feito a diferença pelas quebradas do país, mostrando que favela é um lugar de potência”, afirma Bell Magalhães, Diretora Executiva da A Macaco.
Entrada gratuita
Toda a programação do “Favelinha em Ação” – edição Salvador (BA) é aberta ao público. Para participar, basta visitar o Acervo da Laje no dia 16 de setembro, das 15h às 21h – espaço sujeito à lotação. O evento também será transmitido ao vivo no perfil do projeto no Instagram: www.instagram.com/favelinhaemacao.
Serviço:
Favelinha em Ação – Edição Salvador (BA)
Quando? Dia 16 de setembro (sábado)
Onde? Acervo da Laje (Endereço: R. Sá Oliveira, 2, São João do Cabrito, Salvador)
Entrada gratuita
Programação:
De 15h às 21h
– Palestra sobre empreendedorismo com o empreendedor social e multiartista Kdu dos Anjos (Lá da Favelinha);
– Oficina de Passinho com Negona e Vitinho – integrantes do projeto “Lá da Favelinha”;
– Pocket show com Teffy Angel (BH) e SMPLSMENTE (Salvador).
Foto: Ana Bittencourt