As imagens da fotógrafa baiana Adriana Bhumi revelam o que há de mais belo em cada mulher
No próximo dia 24 de novembro, sexta-feira, às 17h00, será lançada a Mostra Fotográfica “Um Dia com Ela(s)”, no Shopping Barra. O projeto fotográfico nasceu através do olhar sensível de Adriana Bhumi para o feminino. É preciso profundidade para enxergar além dos padrões estéticos, e sobretudo, é necessário aprender com as diferenças.
Durante 10 dias, uma série de retratos das mulheres com deficiência participantes do projeto será apresentada ao público baiano como um presente. Existe beleza, autonomia, riqueza e empatia em todas as relações, sempre que damos ao novo a oportunidade de se mostrar.
Entre a Bahia e Sergipe, 17 mulheres foram clicadas pelas lentes afetivas da fotógrafa. Foram incluídas deficiências de naturezas visual, física, auditiva e intelectual e a cada imagem os amantes de fotografia terão a chance de observar hábitos, símbolos, capacidades e experiências que ressaltam o direito à inclusão e fortalecem a luta anti-capacitista. Narrativas pessoais em audiovisual podem ainda ser acessadas e visualizadas no instagram @mereconecto.
“Nosso objetivo foi denotar suas belezas e capacidades com respeito e valorização das suas histórias e experiências através da fotografia”, explica Adriana. “São 25 retratos apresentados que convidam o público a imergir nas narrativas e exercitar o descondicionamento do olhar em destituição de preconceitos com relação à diversidade.”
A Mostra vem para apresentá-las, trazendo um recorte do material produzido no período.
O projeto “Um Dia com Ela(s)” segue há 16 meses percorrendo já vários bairros de Salvador, cidades do interior da Bahia e na capital sergipana, além de proporcionar às participantes encontros para vivências em artes, consciência corporal, yoga e autoconhecimento. Como desdobramentos, vislumbra-se a possibilidade de realizar uma exposição itinerante e em eventos a serem programados. Segundo a fotógrafa foi construído, durante todo o processo, um coletivo de mulheres que se fortalece, se reconhece em sororidade, celebra a vida e tece redes de amizades.
“Minhas limitações não definem a minha capacidade”, afirma Arlene Ferreira, mulher PCD (Pessoa com Deficiência) fotografada na Mostra, auxiliar administrativa e atleta de taekwondo. No dia 3/12 a partir das 13h30, ocorrerá uma visita mediada por mulher participante do projeto acompanhada por intérprete de libras e também será nesse dia uma roda de conversa aberta a todos, às 15h00, na loja Artesanalli, situada no piso L1 do Shopping.
A curadoria da exposição é assinada pela mineira Jana Janeiro, gestora cultural e curadora pedagógica adjunta no Instituto Inhotim em Minas Gerais e por Marcelo Reis, jornalista, curador de artes visuais, membro do setorial de artes visuais da Secult/Ba.
A Mostra acontecerá do dia 24/11, no Shopping Barra, piso L4, próximo ao cinema, ficando até o dia 3/12, no horário de funcionamento do Shopping.