Novo polo é o responsável pela inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos de todas as categorias da marca para cerca de 50 mercados ao redor do mundo. Globalmente, a Avon lança um produto por dia
A Avon inaugurou nesta quinta-feira (30), em Cajamar (SP), suas novas instalações para as operações globais de pesquisa e inovação. Em um evento para convidados e autoridades locais, a companhia anunciou que o Brasil, considerado o maior mercado da multinacional, assume a responsabilidade pelo avanço da tecnologia de seus produtos em nível global. Integrado ao Centro de Inovação da Natura, o Centro de Inovação Global Avon Brasil tornará a América Latina o principal polo de investimento tecnológico da marca no mundo.
A integração para troca de experiências entre times de especialistas expandirá, ainda mais, a capacidade científica da Avon, dando continuidade ao legado de produtos de alta qualidade e preços competitivos que já são produzidos pela marca. Vale ressaltar que a Natura e a Avon, apesar de serem irmãs, possuem processos de inovação distintos, porém complementares graças aos seus diferenciais e prioridades: no caso da Natura, os investimentos em pesquisa e uso de ativos da biodiversidade brasileira, enquanto a Avon apresenta uma estratégia conectada a tendências globais.
“Visamos preservar as distintas identidades e autonomias de ambas as marcas, promovendo um ambiente simbiótico que otimiza as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento. Simultaneamente, buscamos expandir as fronteiras da criação de tecnologias, ativos e produtos inovadores, visando proporcionar ao mercado benefícios aprimorados e desempenho superior. Sob essa abordagem robusta, o hub assume a responsabilidade de atender e conectar cerca de 50 mercados globalmente”, esclarece João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina.
“A estratégia de direcionar os esforços de pesquisa para o Brasil é uma iniciativa destinada a posicionar o país como um polo global de desenvolvimento para a marca. Almejamos não apenas liderar no desenvolvimento de produtos e tecnologias, mas também destacar a expressão da Avon, trabalhando na modernização das expressões da marca em toda a região. Ampliaremos assim nossa influência e a precisão das nossas mensagens, consolidando assim o legado de democratização da beleza e valorização do feminino”, complementa Daniel Silveira, vice-presidente de Marca, Marketing e Inovação de Avon para a América Latina.
Brasil como polo global de pesquisa e desenvolvimento da Avon
A transferência da estrutura de operação para o Brasil é um movimento estratégico não somente porque o país é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo e o mais importante para os negócios da marca, mas também pelas possibilidades de descobertas que uma região tão diversa em termos geográficos, culturais e étnico-raciais pode proporcionar no processo de criação de produtos que atendam às demandas de consumidores de todos os continentes. “Com ela, 100% das operações globais de P&D da Avon serão comportadas aqui, incluindo o desenvolvimento de todas as categorias de produtos do portfólio, como fragrâncias, cuidados com a pele e maquiagem”, explica Daniel.
Ele destaca ainda as vantagens de tornar a América Latina, o mercado mais importante globalmente para as operações da companhia, o principal centro de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento da marca no mundo. “Entre as projeções de vantagens estão o ganho em proximidade com fornecedores, consultoras e consumidores, o que garantirá maior eficiência e velocidade na percepção das necessidades regionais, considerando fatores como a diversidade de peles, cabelos, regionalismos, preferências sensoriais, clima e rituais de beleza”. O novo empreendimento também terá capacidade e potencial para desenvolver mais de 100 fórmulas ao ano e mais de 30 fórmulas exclusivas para o mercado latino-americano.
A companhia já havia observado o potencial da pesquisa e desenvolvimento em solo brasileiro quando instalou, em São Paulo, seu laboratório de inovação nacional, onde eram desenvolvidos produtos focados nos países latinos, como adaptações de cores, fragrâncias e texturas, substituições de ingredientes e estudos para adequações de formulações para demandas regionais. “Esse espaço deu à companhia a percepção da vantagem na capacidade de desenvolvimento de novas soluções e tecnologias, já que, em apenas seis anos de funcionamento, conseguimos desenvolver quase 300 fórmulas para itens de perfumaria, higiene pessoal, linhas infantis e cuidados para o corpo”, explica César Tadashi, diretor-executivo de P&D para Latam.
“Atualmente, a Avon já é a marca número 1 em maquiagem no Brasil, de acordo com o Kantar, e oferece um amplo portfólio de maquiagem, skincare e perfumaria, com produtos de diferentes acabamentos, que atende a múltiplas necessidades, garantindo uma experiência mais completa ao consumidor e levando acesso a produtos surpreendentes à valores irresistíveis”, ressalta Silveira. “Esse potencial será alavancado com as novas instalações. Mundialmente, a Avon lança um produto por dia e agora esse volume e potencial de produção passará a ser feito aqui no Brasil, em Cajamar”, completa.
Contratação de talentos especializados em beleza e cosméticos
A empresa já contratou mais de 70 profissionais que irão compor o time global, com atuação em áreas como Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Embalagens, fórmulas de fragrância, produtos para Rosto, Corpo e Banho, entre outras. Alinhados ao Compromisso com a Vida da companhia, que define como uma de suas metas de sustentabilidade garantir paridade de gênero e inclusão de grupos sub-representados, 60% das vagas do novo Centro de Inovação da Avon foram preenchidas por mulheres e 30% por pessoas negras e da comunidade LGBTQIAPN+.
O objetivo é formar equipes interdisciplinares e diversas de cientistas, engenheiros e especialistas em beleza, responsáveis pelo estudo de soluções seguras, eficazes e de qualidade em cosméticos, criando os melhores produtos e produzindo em uma escala global, o que os tornam mais acessíveis.
Foto: Marcos Suguio