No Recife, Galo da Madrugada teve o maior pico de conexões simultâneas. Em Salvador, maior tráfego foi no sábado, no circuito Barra-Ondina. Quase 40 mil usuários utilizaram a rede simultaneamente para transmitir fotos e vídeos.
Não faltou frevo no pé, muito axé e animação para a multidão que aproveitou o Carnaval de Salvador e do Recife. A TIM marcou presença nas principais festas do Nordeste e garantiu que a energia dos festejos fosse transmitida de forma plena por milhares de clientes. Dias antes da folia, a operadora ampliou os pontos das redes 4G e 5G nos principais polos de agitação, o que garantiu recorde de conexões simultâneas. No Recife, a operadora instalou 18 novas antenas, sendo 12 somente com a rede 5G. Na capital baiana, foram 24 novos equipamentos, sendo 18 com a rede de quinta geração.
No Circuito Barra-Ondina, em Salvador, o tráfego nas antenas instaladas foi de 130 terabytes de dados – o equivalente a 43 horas assistindo a vídeos no YouTube, sem interrupção. Desse total, 36% dos dados passaram pela tecnologia 5G. O volume total de tráfego de dados na internet móvel representa um aumento de 53% na comparação com o Carnaval do ano passado.
Já no Recife, a companhia registrou 57 terabytes de dados trafegados no Marco Zero, sendo que 30% foi utilizando a tecnologia 5G.
Na capital do frevo, o Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira, dominou os registros. Todos queriam filmar, fotografar e transmitir o desfile. Foram mais de 39 mil usuários simultâneos realizando transmissões. O show de Thiaguinho, no Marco Zero, registrou recorde de público e de dados. Foi a apresentação com o maior tráfego de dados na internet móvel de todo o Carnaval do Recife.
O circuito Barra-Ondina, em Salvador, também teve pico de conexões simultâneas. No sábado, por volta das 21h, foram 37 mil usuários conectados ao mesmo tempo durante a passagem dos trios elétricos.
“Os números são robustos e impressionam pelo volume de dados trafegados na nossa rede móvel. São prova de como a rede 5G se consolidou nas duas cidades e demonstram que os usuários estão experimentando um novo estilo de aproveitar grandes eventos, com mais estabilidade na rede, mais qualidade e mais velocidade”, comemora o Diretor da TIM Nordeste, Bruno Talento.
No total, com os cerca de 187 terabytes de dados trafegados nas duas capitais seria possível, por exemplo:
• Assistir a vídeos no YouTube por mais de 43 anos ininterruptos;
• Escutar 407 anos de música por streaming, sem parar;
• Navegar por 2,8 milhão de horas vendo fotos e vídeos no Instagram;
• Dirigir por 320 anos sem parar utilizando o aplicativo Waze.
Foto: Divulgação