Em maio a festa junina vai ser no Luan City e, em junho, a edição comemorativa de 35 anos será gratuita
Para celebrar seus 35 anos, o Arraiá do Galinho, realizado pelo Grupo Aratu, vai ter duas datas, uma em maio e outra em junho. No próximo dia 5, a comemoração vai ser no Luan City Festival com ações especiais nos intervalos dos shows, antecipando o clima de São João na Arena Fonte Nova. O evento vai ter as atrações Luan Santana, Simone Mendes, Nattan, Calcinha Preta e Berguinho.
O segundo evento será em junho, trazendo uma proposta diferente dos últimos anos, aberto ao público e com acesso gratuito. Terá o tradicional Concurso de Quadrilha, a vila junina, comidas típicas, jogos e muito forró pé de serra.
“Desde a sua origem, o Galinho realiza o concurso anual de quadrilhas e, de lá para cá, a gente adotou vários formatos, de evento aberto à população em bairros populares, a grandes shows com artistas nacionais. Em comum, sempre resgatando elementos para celebrar a riqueza de nossa cultura nordestina. No aniversário de 35 anos, a comemoração tinha que ser ainda mais especial. Teremos os dois formatos, que são os shows com grandes atrações nacionais e também o dia do arraiá raiz”, conta Ana Coelho, CEO do Grupo Aratu.
O Arraía do Galinho é realizado desde 1989 e sempre foi reconhecido pelo cuidado e capricho na produção e escola das atrações, fatos que tornaram o evento um acontecimento muito esperado e que criou uma nova tradição: é o evento que abre os festejos juninos na Bahia.
Arte e cultura do São João
O concurso de quadrilhas é uma das grandes atrações do Galinho. Em 2023, o evento reuniu 10 grupos, com mais de mil dançarinos, de nove cidades da Bahia. O concurso, regulamentado pela FEBAQ (Federação Baiana de Quadrilhas Juninas) conta com uma mesa de seis jurados, especialistas em linguagens artísticas, que avaliam as 10 equipes a partir de critérios como coreografia, figurinos e musicalidade. Além do prestígio, as equipes vencedoras recebem a premiação em dinheiro.
“As apresentações de quadrilhas estão na essência do Galinho, pois essa é a origem do evento de 35 anos atrás. Eu cresci acompanhando esse verdadeiro espetáculo junino e é gratificante ver como as quadrilhas se organizam para manter viva essa tradição tão bonita e apaixonante”, exalta Ana Coelho.
Além do concurso e da ambientação da vila junina, que remete ao clima de uma típica cidadezinha do interior, o Galinho traz mais uma novidade para celebrar a cultura nordestina: a mostra “São João Raiz”. A convite da Aratu, 12 artistas criaram ilustrações a partir de suas memórias e imaginário. O resultado foram cenas cheias de detalhes, afetividade e alegria presentes no São João, exibidos em painéis nos dois eventos.
A mostra reúne nomes como Kbeça, Isabela Seifarth, Tarcio V, Suelen Andrade, Uilliam Novaes, Eder Muniz, Vinícius Vidal, Felipe Alaido, Maria Mariô, Kobe, Niiny Santos e Cláudio Barata.
“Outro fator para esse sucesso é a parceria com grandes marcas que apoiam o projeto e contribuem para que ele se torne surpreendente a cada ano”, finaliza a CEO. Os dois eventos serão transmitidos na TV Aratu, no Aratu On e no YouTube.
SERVIÇO
Luan City Festival
Data: 5 de maio
Abertura dos portões: 14h
Local: Arena Fonte Nova
Ingressos: https://q2ingressos.com.br/events/luan-city-festival-em-salvador
Foto: Divulgação