“Com Afeto, Kayin – Uma Fábula Além do Espectro” é o livro de estreia do ator carioca, formado em Psicologia
Quem via a leveza e doçura do Dr. Orlando Gouvêia em “Amor Perfeito” no trato com seu filho poderia até imaginar que seu intérprete, o ator Diogo Almeida, teria a mesma afabilidade e interesse pelo universo das crianças. Pois, a teoria se confirma. Também formado em Psicologia, o ator e psicólogo lança seu primeiro livro, “Com Afeto, Kayin – Uma Fábula Além do Espectro”, no dia 6 de junho, às 18h, no Restaurante Pedra do Mar, no Rio Vermelho, em coquetel assinado pelo promoter Ginno Larry.
O livro foi inspirado no trabalho que Diogo desenvolve na Terapia do Cotidiano, abordagem terapêutica dentro do espectro do Autismo, e no feliz encontro que teve com um de seus pacientes, um doce menino que veio de Luanda com sua família.
Outros felizes encontros, desencontros, ganhos e perdas que ocorreram na sua vida também contribuíram para o desenvolvimento dessa história e lhe propiciaram chegar até aqui. No livro, Diogo fala de amor por acreditar que, de uma forma ou de outra, o amor sempre vence.
“O livro fala sobre o poder do afeto. É uma fábula que conta uma história de amizade, amor e superação. E também como o afeto faz toda diferença para o desenvolvimento das crianças. Eu sempre digo que ‘carinho salva’ – e salva mesmo! Precisamos cuidar do nosso futuro presente: as crianças”, acredita o ator, que aguarda a estreia do longa-metragem “Missão Porto Seguro” (Netflix), com direção de Cris D’ Amato, para o segundo semestre de 2024.
Diogo Almeida é criador da Terapia do Cotidiano, um trabalho direcionado para crianças que estão dentro do espectro do autismo. Durante os atendimentos, as crianças neuroatípicas são estimuladas a adquirir habilidades que contribuem para o seu desenvolvimento e que geram mais autonomia, um despertar para o mundo. Além do atendimento a crianças autistas, Diogo realiza atendimento clínico para adolescentes e adultos que não estão dentro do espectro; e já integrou um projeto de atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência.
O ator e psicólogo vibra com o momento de sequenciais conquistas importantes, tendo alcançado e estabelecido um novo olhar sobre seu trabalho de ator e, agora, lançando o livro.
“Em primeiro lugar, por ser o meu livro de estreia e realização de um sonho, um desejo e uma necessidade profissional. Era o meu sonho levar ao público uma história infanto-juvenil que, de maneira leve e instrutiva, sensibilizasse sobre o poder do afeto dentro do espectro do Autismo. Vocês vão gargalhar e se emocionar. A história é linda e muito sensível, o texto e as ilustrações fazem o leitor mergulhar na história. O livro passa uma mensagem importante para os pequenos e suas famílias. Carinho salva!”, finaliza o ator, psicólogo e, agora, escritor.
Foto: Divulgação