O cantor e compositor Tonho Matéria juntou instrumentos de sopro ao triângulo, banjo, teclado, zabumba, percussão, violão, baixo, bateria e sanfona. Dos acordes resultaram na nova canção “Tropeçando em Pensamentos” composta por ele em parceria com Will Souto com lançamento na quinta-feira (6 de junho) em todas as plataformas digitais.
“O São João, sendo uma festa popular, tem esse tempero que contagia a gente. E essa composição é um forrozinho tradicional que fala de paixão, de carinho, de aconchego, da saudade de viver bons momentos a dois, à beira de uma fogueira acesa. O período junino tem essa coisa que chama todos para vivenciar essas emoções e aquecer o friozinho causado pela estação chuvosa”, disse Tonho.
Conhecido por grandes composições da percussão, como “Se Me Chamar Eu Vou” gravada por Chiclete com Banana, “Dia dos Namorados” por Asa de Águia, “Joga o Laço” por Harmonia do Samba e “Rebola”, pelo grupo É o Tchan, o forró não é uma novidade na playlist de suas obras. Pouca gente sabe, mas no disco Rum Bragadá (1995) ele gravou “Vem Morena”, de Luiz Gonzaga. Um dos grandes sucessos “Quando Você Chegou”, na voz do forrozeiro Virgílio, é de Tonho Matéria, assim como “Pensando na Morena” e “Fogueira de Saudade”, também gravados por Virgílio.
De bagagem forrozeira pronta, no dia 8, Tonho lança na internet o clip de “Tropeçando em Pensamentos”. Com apoio da Secult-Ba, Setur-Ba e Sufotur, a agenda de shows com repertório formado por clássicos do forró começa pelo Pelourinho: dia 11, na Praça Tereza Batista, e no dia 12, o show Fole Afiado, no Largo Quincas Berro D’água, acesso gratuito.
Na programação do projeto São João da Bahia, ele volta ao Centro Histórico de Salvador, dia 22, com apresentação no Largo do Pelourinho. No caminho da roça, dia 23, o artista vai agitar os festejos juninos do distrito de São José (Feira de Santana). Nas festividades para São Pedro, no dia 28, estará no município de Humildes, e no dia 29, retorna a capital baiana para agitar o bairro Mussurunga.
Foto: Divulgação