Notícias

Tim anuncia ações no Rock In Rio

Loja da operadora na Cidade do Rock tem uma prévia de espaço icônico que a empresa lançará no fim do ano em São Paulo

Dois anos depois de realizar o primeiro grande evento 5G do país, a TIM retorna para a edição histórica que celebra os 40 anos do Rock in Rio Brasiltrazendo ainda mais inovação para o maior festival de música e entretenimento do mundo. A operadora destaca sua liderança na tecnologia de quinta geração com um estande super tecnológico e ativações imersivas. A principal delas, inclusive, desafia os limites da Cidade do Rock: um karaokê 5G conecta talentos amadores por meio de holografia com a banda à distância e cabines fora do evento. 

“Estamos em mais uma edição do Rock in Rio Brasil unindo dois grandes pilares da TIM, que são a nossa forte ligação com a música e nossa disposição para inovar sempre. O 5G traz muitas possibilidades para o mundo do entretenimento e vamos tangibilizar esse potencial de forma lúdica para o público, evidenciando todo o nosso protagonismo na tecnologia”, comenta Fabio AvellarVP de Receitas da empresa. Camila Ribeirodiretora de Comunicação e Marca, destaca ainda os objetivos da companhia no festival: “fizemos, em 2022, o primeiro Rock in Rio 5G e fomos a segunda marca mais comentada do evento nas redes sociais. Em 2024, iremos além, convidamos o público a imaginar as possibilidades que a conexão e o 5G trazem, com muito mais tecnologia, interação e propósito. Queremos transformar a experiência do Rock in Rio em algo ainda mais fantástico e memorável, fazendo parte do festival de cada um que está ali ao vivo ou acompanhando à distância. Estamos orgulhosos de, mais uma vez, inovar em um festival que também é disruptivo”.

Cantando à distância e em alta velocidade

A TIM aposta novamente em um grande reforço de rede para o evento. Em 2022, os clientes da operadora trafegaram um volume de dados suficiente para assistir a vídeos online por mais de 45 anos, por exemplo. Além de permitir que os usuários se comuniquem de forma eficiente, essa infraestrutura possibilita ativações inovadoras, como o Karaokê 5G: a rede de quinta geração conecta pessoas cantando à distância com uma banda no estande da empresa.

A perfeita sintonia entre voz e melodia só é possível porque o 5G tem baixa latência, ou seja, aquele conhecido “delay” de transmissões ao vivo é reduzido. O cantor ou cantora da vez aparece como um holograma junto aos músicos, em uma ação nunca vista em grandes festivais. São duas cabines – chamadas de Estúdio Karaokê 5G – espalhadas na Cidade do Rock para quem quiser soltar a voz e uma ainda mais distante, na loja da TIM no shopping New York City Center.

E os talentos amadores têm ainda mais um desafio no Rock in Brasil 2024. A TIM patrocina, pela primeira vez, um dos brinquedos do parque de diversões do festival: o Mega Download, torre de 30 metros de altura, uma das atrações mais radicais da Cidade do Rock.Também é possível cantar por lá enquanto se desloca para cima e para baixo, em uma velocidade que pode atingir até 50km/hora, fazendo alusão a super velocidade do 5G da operadora. No fim, os participantes recebem um QR Code com acesso ao vídeo exclusivo do seu momento.

O estande tecnológico e quase 100% azul é um dos espaços mais disputados do festival. Com 450 metros quadrados em formato circular divididos em três andares e vista para o Palco Mundo, o local recebe o público no primeiro andar para as ativações – além do karaokê, ocorre uma ação com câmera 360° e distribuição de brindes. São esperados ainda, os clientes selecionados pelo programa de vantagens TIM Mais e convidados, incluindo influenciadores e celebridades que farão a cobertura para as redes sociais da operadora. 

Teaser para nova loja conceito

A TIM aproveita o Rock in Rio Brasil 2024 para lançar um novo conceito de loja. O ponto de venda da operadora na Cidade do Rock será uma prévia da loja icônica de música, que a empresa abrirá no próximo ano na Rua Oscar Freire, em São Paulo. O espaço seguirá o mesmo modelo arquitetônico, com diversos pontos de relacionamento e que destacam produtos e serviços da operadora, incluindo até mesmo uma “casa conectada” com a TIM UltraFibra. Serão comercializados diferentes planos da TIM, smartphones e acessórios como capas de celular e carregadores portáteis.

Trabalho em parceria

As experiências de marca da TIM no Rock in Rio Brasil 2024 foram desenvolvidas e executadas pela ATENAS.ag, referência nacional em brand experience com grande histórico de participação no evento e em outros festivais. Quércia AndradeCo-CEO da agência,destaca: “estamos extremamente entusiasmadas com mais uma parceria incrível com a TIM, especialmente nesta edição que celebra os 40 anos de história do Rock in Rio Brasil. Nossa missão é entregar excelência e valorizar a diversidade cultural. Temos orgulho de contar com 75% de mulheres em posições de liderança e 45% de nossa equipe composta por pessoas negras, pardas e amarelas, o que cria uma sinergia perfeita com a operadora. Diante do crescente impacto das ações de experiência de marca na vida e na cultura da sociedade, é essencial que trabalhemos de forma contínua na construção dessas iniciativas. Por isso, estamos totalmente comprometidas em proporcionar uma experiência excepcional”.

A estratégia de comunicação é da BETC HAVAS, incluindo keyvisual, campanha de divulgação e cobertura nas redes sociais.

Aquecimento com museu interativo a céu aberto

O aquecimento para a abertura dos portões da Cidade do Rock foimuito especial para a TIM com a realização do Rock in History. Primeiro museu interativo a céu aberto do mundo, o projeto foidesenvolvido em parceria com a Eletromidia e implementação da Context, empresa de tecnologia criativa do Grupo Dreamers. Foram40 histórias dos 40 anos do Rock in Rio em pontos digitais e interativos espalhados pelo Rio de Janeiro, com as pessoas utilizando as câmeras dos seus celulares para conhecer esses momentos e coletar badges virtuais. Os 180 primeiros usuários que concluíram todas as 40 experiências ganharam pares de ingresso para o festival.

O Rock in Rio ocorre nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. É a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. A venda de ingresso acontece exclusivamente na plataforma da Ticketmaster (www.ticketmaster.com.br).

Foto: Divulgação