Notícias

Coca-Cola celebra a cultura negra no festival AFROPUNK Brasil por mais um ano

A Coca-Cola anuncia pelo 4° ano seu patrocínio ao AFROPUNK Brasil, um dos mais relevantes festivais culturais e musicais dedicados à celebração da cultura negra ao redor do mundo. Este evento, que tem suas raízes em Nova York desde 2005, tornou-se um espaço global de resistência e expressão cultural, promovendo diversidade e inclusão. Em sua edição em Salvador, o AFROPUNK reforça a importância de valorizar e amplificar vozes da comunidade negra com apresentações musicais, exposições de arte, performances e experiências que celebram a ancestralidade africana e sua influência global na música e na moda.

A presença das marcas Coca-Cola e Sprite no AFROPUNK Brasil, ambas pertencentes à The Coca-Cola Company, reforça o compromisso da companhia em apoiar a diversidade e em promover ambientes onde a expressão da cultura negra seja valorizada, amplificada e respeitada. Esta parceria, que reflete os valores de inclusão e acessibilidade da empresa, é uma continuidade das ações da Coca-Cola em favor de eventos culturais da área musical, diversos e conectados com o público jovem.

“Buscamos trazer marcas que tenham o feat e engajamento que nosso público busca, e a Coca-Cola é nossa grande parceira nisso. Teremos experiências maravilhosas nos dois dias do AFROPUNK Brasil no estúdio deles”, afirma Potyra Lavor, investidora do AFROPUNK no Brasil e CEO da IDW Entretenimento – agência full service do AFROPUNK no país. 

A Coca-Cola marcará sua presença no festival com o Coke Studio, sua plataforma de música global criada para celebrar a diversidade cultural e conectar pessoas por meio de experiências musicais únicas e colaborativas, especialmente focando na interação dos fãs com o artista. Este espaço, aberto ao público, oferecerá uma série de atrações: desde uma área para fotos onde os participantes poderão exibir seus looks, até a distribuição de itens personalizados, como pulseiras e leques, confeccionadas com miçangas e elementos que homenageiam símbolos ancestrais africanos. No espaço da marca, os convidados também receberão momentos de amostras grátis (sampling) de Coca-Cola Sem Açucar, para gerar experimentação. 

Em outubro deste ano, o Coke Studio já esteve em Salvador, trazendo pela primeira vez o seu conceito para um trio elétrico, no Jardim de Alah. Agora, o Coke Studio retorna ao AFROPUNK Brasil em formato de ativação, oferecendo um espaço interativo dentro do festival.

“Estar no AFROPUNK Brasil representa mais do que uma parceria de patrocínio para nós. A Coca-Cola sempre apoiou a diversidade e as manifestações culturais de diferentes origens. Nossa presença no festival celebra o espírito criativo e inovador da cultura negra, não só no Brasil, mas globalmente. Queremos que todos os presentes sintam que este é um espaço de pertencimento, onde cada voz e cada estilo são celebrados e unem as pessoas”, afirma Ted Ketterer, Head de Marketing da Coca-Cola Brasil.

A participação no AFROPUNK Brasil reforça a jornada da Coca-Cola em ser uma marca democrática, oferecendo um espaço que simboliza inclusão e exalta o impacto da cultura negra. Além disso, é fortalecida também pela parceria com a Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás). Essa aliança traz um compromisso adicional com a sustentabilidade no festival, por meio do projeto Recicla Solar. Com essa iniciativa, a Solar Coca-Cola visa reduzir o impacto ambiental do evento, promovendo a coleta e reciclagem dos resíduos sólidos gerados durante o festival. A ação incentiva o descarte correto e conscientiza os participantes sobre a importância de práticas sustentáveis, alinhando-se ao compromisso global da Coca-Cola com um futuro mais sustentável para o planeta. 

“Um dos meus muitos orgulhos na Solar Coca-Cola é ver que a preocupação com a sustentabilidade está no centro do nosso negócio. Estar no AFROPUNK com um projeto tão necessário como o Recicla Solar, que incentiva à cadeia de reciclagem, é para nós uma oportunidade de poder colaborar com essa experiência única de celebração da cultura negra que o evento proporciona e ainda impactar positivamente o pilar da sustentabilidade. São ações como essa que fortalecem nosso propósito de promover experiências incríveis e também de contribuir para a gestão de resíduos, estimulando a economia circular, cuidando da natureza e ajudando a construir um futuro mais sustentável”, finaliza Fernanda Raizama, diretora regional da Solar Coca-Cola.

Foto: Reprodução / Redes Sociais