O Carnaval de Salvador 2025, que celebra os 40 anos do Axé Music, está pronto para ganhar as ruas: a Prefeitura lançou a programação da maior festa de rua do planeta nesta sexta-feira, dia 21/2, na Senzala do Barro Preto, sede do bloco Afro Ilê Aiyê, no Curuzu.
Durante o evento, o prefeito Bruno Reis disse, que, este ano, será realizado o maior e melhor Carnaval da história da Cidade.
Serão mais de 2,5 mil horas de música em seis dias de folia, com mais de 700 atrações nos circuitos oficiais e 600 em palcos temáticos e nos bairros. Com toda essa produção, a expectativa é de que a festa crie mais de 250 mil empregos e movimente R$1,8 bilhão na economia da cidade.
A principal novidade é a Abertura Oficial do Carnaval, que neste ano será no Campo Grande, em homenagem às quatro décadas do Axé Music. Vão se apresentar Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Sarajane, Ricardo Chaves, Margareth Menezes, Xanddy Harmonia, Gilmelândia, Márcio Victor, Felipe Pezzoni e Serginho, todos de graça, no Trio 40 Anos de Axé. Além deles, participam os blocos Filhos de Gandhy, Muzenza, Olodum, Ilê Aiyê e Commanche do Pelô. O desfile será na quinta-feira (27/2), a partir das 15h30.
Outro destaque é que, para reforçar a folia no Centro, a Prefeitura vai levar grandes atrações em trios pipoca para o Circuito Osmar já a partir do sábado (1º). Por lá, vão se apresentar de graça Ivete Sangalo, BaianaSystem, Léo Santana, Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Saulo, Timbalada e Thiago Aquino, entre outros artistas. O Circuito Dodô (Barra-Ondina) também será impulsionado por atrações pipoca como Psirico, Parangolé, Vina Calmon, Oh Polêmico, Lá Fúria entre outros.
Cole no Centro – Ainda sobre fortalecer a região histórica, a Prefeitura mantém o movimento Cole no Centro, um sucesso das duas últimas edições do Carnaval. São seis palcos temáticos no Pelourinho, com destaque para o Palco 40 Carnavais, em homenagem ao aniversário do Axé Music. Montado na histórica Praça Castro Alves, por lá vão passar Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Paulinho Boca, Márcia Castro, Cátia Guimma, Afrocidade, entre outros.
Outra novidade do Cole no Centro é que a edição do Furdunço que ocorria no domingo no Campo Grande agora será no Circuito Batatinha (Pelourinho), com 25 atrações. Completam a programação os palcos Axé Pelô, com artistas do Axé Music e orquestras, no Largo de Tieta; o Palco Multicultural, reunindo diferentes estilos musicais na Praça Thomé de Souza; a Arena do Samba, dedicada ao ritmo, na Praça da Cruz Caída; e o Desfile de Fantasias de Luxo LGBTQIAPN+, na Praça Municipal.
Bairros – Além dos circuitos oficiais, o Carnaval de Salvador acontece em sete bairros mais distantes do centro: Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras, Liberdade, Periperi, Plataforma e Pau da Lima, com grandes atrações entre sábado (1º) e terça-feira (4) de folia. As três ilhas – de Maré, dos Frades e de Bom Jesus dos Passos – também terão uma programação especial.
Para completar o leque de palcos temáticos, além daqueles do Centro, Salvador terá o Espaço Mix, misturando ritmos no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, entre os dias 28 e 4; e o Palco do Rock, com 34 bandas na orla de Piatã, entre sábado e terça-feira. O Beco das Cores, na Rua Dias D’Ávila, na Barra, traz atrações focadas na diversidade LGBTQIAPN+, e o Palco Beats, no Farol da Barra, tem como mote a música eletrônica.
Pré-Carnaval – A festa em Salvador já começa neste sábado (22), quando começa a agenda de pré-Carnaval da capital baiana. O primeiro evento é o Fuzuê, que ocorre a partir das 13h com 44 atrações entre grupos culturais, charangas, fanfarras, entre outros. O Furdunço ocorre no domingo (23), com 59 atrações entre minitrios e pranchões, a partir das 14h. Os dois serão no Circuito Orlando Tapajós, desde o Clube Espanhol até o Farol da Barra.
Na segunda-feira (24), tem A Melhor Segunda-Feira do Mundo, com Xanddy Harmonia, e na terça-feira (25), é a vez do Pipoco, com Léo Santana, tudo de graça, a partir das 18h, e pelo Circuito Orlando Tapajós. Na quarta-feira (26), véspera da abertura oficial, chega o Habeas Copos, maior evento de Carnaval Acústico da capital baiana, com bloquinhos desfilando do Farol da Barra até o Morro do Cristo a partir das 18h.
Foto: Marcos Costa (@marcoscostajr)